Subaru

 


A montadora japonesa foi fundada em 1953 como Fuji Heavy Industries e seu primeiro veículo foi uma scooter. No ano seguinte foi construído o primeiro protótipo, chamado de P1, um carro de passeio que utilizava o primeiro monocoque produzido no Japão. Este modelo viria a se chamar depois Subaru 1500. Porém, o primeiro automóvel produzido em massa pela empresa foi um Subaru 360, um carro de passeio para 4 passageiro compacto, lançado no mercado em 1958, inaugurando a era moderna da motorização japonesa. Foi nesse mesmo ano que a empresa adotou oficialmente o nome SUBARU. Em 1961 é lançado no mercado o SAMBAR, baseado no chassi do 360, este pequeno e compacto caminhão era ideal para o trânsito das grandes cidades. No ano de 1968 começou a exportar automóveis para o competitivo mercado norte americano. No ano seguinte, o Subaru R-2 foi lançado para substituir o modelo 360. Em 1971 o Subaru LEONE foi introduzido no mercado, seguido no ano seguinte pela LEONE 4WD Station Wagon. No ano de 1983 a empresa lançou a van Domingo, com capacidade para acomodar 7 passageiros. Em 1985 a montadora introduziu no mercado com grande sucesso o modelo XT6. Em 1987, uma joint-venture com a montadora ISUZU nos Estados Unidos, formou a Subaru-Isuzu Automotive Inc. Os modelos da linha LEGACY foram introduzidos no mercado em 1989, tornando-se um dos mais vendidos da montadora japonesa. No ano de 1992 foi lançado o Subaru Vivio. Em 1993 é introduzido no mercado o modelo IMPREZA, que podia ser encontrado em duas versões, 4 portas e 5 portas (Wagon). No ano de 1998 a terceira geração do modelo LEGACY é introduzida no mercado, além do lançamento do novo modelo PLEO.
– –
O nome
O primeiro presidente da Fuji Heavy Industries Ltd. (FHI), Kenji Kita, tinha algumas opiniões bem definidas no que se refere a automóveis. “Se você vai produzir um carro, faça um carro cheio de potência”.E “Carros japoneses devem ter nomes japoneses”. O Sr. Kita era enfático quando o assunto era produzir carros de passageiros, e foi o mais apaixonado por todo o protótipo do primeiro carro de passageiros da Companhia, o P-1, em 1954. O Sr. Kita pediu sugestões para batizar o P-1, mas nenhuma das propostas foi atrativa. Por fim, o Sr. Kita deu ao carro um belo nome japonês que ele tinha secretamente em seu coração: SUBARU, que é o nome de uma estrela da constelação Taurus. Seis das estrelas dessa constelação são visíveis a olho nu, e cerca de 250 só podem ser vistas com o uso de telescópio. No Oeste, essa estrela é chamada Plêiades, na China, Mao, e no Japan, SUBARU (que também significa ‘decidir em grupo’). No Japão, as Seis Estrelas também são conhecidas por Mutsuraboshi, título que aparece freqüentemente em documentos japoneses muito antigos como o Kojiki e o Manyosyu, e também na literatura, como Makura-no-soshi. Certamente, esse é um dos astros mais amados pelos japoneses dos tempos antigos. Curiosamente, a FHI foi criada pela fusão de seis companhias. Dessa forma, você pode perceber o quão significativo é o nome SUBARU.

A marca no mundo
A montadora japonesa atualmente vende seus carros para 109 países.

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário