Subaru

 


A montadora japonesa foi fundada em 1953 como Fuji Heavy Industries e seu primeiro veículo foi uma scooter. No ano seguinte foi construído o primeiro protótipo, chamado de P1, um carro de passeio que utilizava o primeiro monocoque produzido no Japão. Este modelo viria a se chamar depois Subaru 1500. Porém, o primeiro automóvel produzido em massa pela empresa foi um Subaru 360, um carro de passeio para 4 passageiro compacto, lançado no mercado em 1958, inaugurando a era moderna da motorização japonesa. Foi nesse mesmo ano que a empresa adotou oficialmente o nome SUBARU. Em 1961 é lançado no mercado o SAMBAR, baseado no chassi do 360, este pequeno e compacto caminhão era ideal para o trânsito das grandes cidades. No ano de 1968 começou a exportar automóveis para o competitivo mercado norte americano. No ano seguinte, o Subaru R-2 foi lançado para substituir o modelo 360. Em 1971 o Subaru LEONE foi introduzido no mercado, seguido no ano seguinte pela LEONE 4WD Station Wagon. No ano de 1983 a empresa lançou a van Domingo, com capacidade para acomodar 7 passageiros. Em 1985 a montadora introduziu no mercado com grande sucesso o modelo XT6. Em 1987, uma joint-venture com a montadora ISUZU nos Estados Unidos, formou a Subaru-Isuzu Automotive Inc. Os modelos da linha LEGACY foram introduzidos no mercado em 1989, tornando-se um dos mais vendidos da montadora japonesa. No ano de 1992 foi lançado o Subaru Vivio. Em 1993 é introduzido no mercado o modelo IMPREZA, que podia ser encontrado em duas versões, 4 portas e 5 portas (Wagon). No ano de 1998 a terceira geração do modelo LEGACY é introduzida no mercado, além do lançamento do novo modelo PLEO.
– –
O nome
O primeiro presidente da Fuji Heavy Industries Ltd. (FHI), Kenji Kita, tinha algumas opiniões bem definidas no que se refere a automóveis. “Se você vai produzir um carro, faça um carro cheio de potência”.E “Carros japoneses devem ter nomes japoneses”. O Sr. Kita era enfático quando o assunto era produzir carros de passageiros, e foi o mais apaixonado por todo o protótipo do primeiro carro de passageiros da Companhia, o P-1, em 1954. O Sr. Kita pediu sugestões para batizar o P-1, mas nenhuma das propostas foi atrativa. Por fim, o Sr. Kita deu ao carro um belo nome japonês que ele tinha secretamente em seu coração: SUBARU, que é o nome de uma estrela da constelação Taurus. Seis das estrelas dessa constelação são visíveis a olho nu, e cerca de 250 só podem ser vistas com o uso de telescópio. No Oeste, essa estrela é chamada Plêiades, na China, Mao, e no Japan, SUBARU (que também significa ‘decidir em grupo’). No Japão, as Seis Estrelas também são conhecidas por Mutsuraboshi, título que aparece freqüentemente em documentos japoneses muito antigos como o Kojiki e o Manyosyu, e também na literatura, como Makura-no-soshi. Certamente, esse é um dos astros mais amados pelos japoneses dos tempos antigos. Curiosamente, a FHI foi criada pela fusão de seis companhias. Dessa forma, você pode perceber o quão significativo é o nome SUBARU.

A marca no mundo
A montadora japonesa atualmente vende seus carros para 109 países.

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Agenda

    • dezembro 2016
      S T Q Q S S D
      « nov    
       1234
      567891011
      12131415161718
      19202122232425
      262728293031  
  • Pesquisar