Mitsubishi

 

Os veículos MITSUBISHI você vê nas ruas, nas estradas e, principalmente, fora delas. Emoção, velocidade, adrenalina. Para os proprietários de um automóvel MITSUBISHI a vida é uma grande aventura. “Carros que inspiram” é a filosofia da MITSUBISHI para produzir seus veículos, que se baseiam em paixão, performance e perfeição.
A história
A história da montadora japonesa tem suas origens em 1870 quando o jovem Yatora Iwasaky, filho de uma família de samurais, trocou sua aldeia natal pela cidade de Osaka, onde se tornou um perspicaz negociante de arroz. Não demorou muito para o jovem empreendedor mudar de rumo, ingressando no segmento de transporte naval ao fundar uma pequena empresa de navegação com três velhos barcos a vapor, que exploravam rotas comerciais entre a China e a Rússia. A empresa chamava-se Mitsukawa, do japonês “três rios”. Os três barcos passaram rapidamente a 30, tornando-se a maior companhia marítima do Japão. Em 1886 a empresa adotou oficialmente o nome MITSUBISHI. Ao longo dos próximos anos a MITSUBISHI ampliou suas atividades, atuando também na construção naval, na exploração mineira, no setor financeiro e na indústria pesada. A empresa começou a produzir automóveis somente em 1917 com o lançamento do Model A, primeiro carro japonês a ser produzido em massa.
Nas próximas duas décadas a empresa se consolidou com inovações como o primeiro motor a diesel do país; o primeiro ônibus de tamanho grande, introduzido em 1932; o primeiro veículo japonês com tração nas quatro rodas, lançado em 1934; e o primeiro caminhão com motor diesel. Com o fim da Segunda Guerra Mundial as grandes indústrias japonesas foram desmanteladas pelas forças aliadas e a MITSUBISHI foi dividida em três indústrias regionais, que estavam envolvidas com o desenvolvimento de veículos motores. Em 1946, inovou ao apresentar um ônibus que poderia utilizar formas alternativas de combustíveis, introduzindo no ano seguinte o ônibus elétrico. Ainda nessa época a empresa apresentou outras inovações como o primeiro caminhão equipado com sistema de suspensão à ar e até uma scooter.


No começo da década de 60, com a economia japonesa crescendo em um ritmo acelerado, a produção de veículos comerciais ganhou atenção especial, culminando com a introdução do Mitsubishi 500. Foi a partir desta época que vários modelos de sucesso foram sendo introduzidos no mercado como o Minica, um carro compacto para quatro passageiros; o COLT, um automóvel de passeio muito confortável, além do famoso modelo GALANT, que na década seguinte saboreou o começo do sucesso internacional da empresa, demonstrando a qualidade e alta performance de seus veículos. Nesta década a MITSUBISHI expandiu fortemente suas atividades pelo mundo, iniciando um sólido processo de globalização.

Na década de 70 surge a MITSUBISHI MOTORS, fundada oficialmente no dia 22 de abril e com operação independente do grupo Mitsubishi Heavy Industries. No ano seguinte, um acordo com a montadora americana Chrysler, possibilitou a venda dos modelos Galant e Colt, introduzido nos Estados Unidos como Dodge Colts, fato que elevou a produção anual da MITSUBISHI para 250 mil veículos. Em 1974, um acordo com uma empresa inglesa, possibilitou o início da distribuição de seus veículos no Reino Unido, iniciando assim uma enorme expansão no continente europeu, inaugurando em 1977 uma série de concessionárias, que possibilitaram a venda direta de seus veículos. No final da década, pela primeira vez em sua história, a produção de veículos por ano rompe a barreira de 1 milhão de unidades.

Na década de 80 a MITSUBISHI ingressou oficialmente no mercado norte-americano com a instalação de uma subsidiária, apresentando aos americanos, pela primeira vez, a marca MITSUBISHI. Em 1982, três modelos da marca (o sedan Tredia, o Cordia e o cupê Strarion) eram vendidos nos Estados Unidos através de uma rede de 70 concessionárias espalhadas por 22 estados. Foi também nesta década que surgiu o modelo de maior sucesso de vendas na história da montadora: o veículo utilitário esportivo Pajero. No final dos anos 80 a montadora decidiu investir pesado no mercado americano, veiculando seus primeiros comerciais na televisão e elevando para 340 unidades sua rede de concessionária. Com esta estratégia a MITSUBISHI atingiu a marca de 1.5 milhões de automóveis produzidos anualmente.

A partir da década de 90 entra em cena o brilho dos modelos Pajero no tradicional rali Dakar, e seu sucesso nas ruas de todo o mundo. Outro fator de sucesso para a montadora foi o desenvolvimento, em 1995, do motor com injeção direta de gasolina. Com o sucesso do modelo Pajero, a montadora resolveu investir pesado no segmento de veículos utilitários esportivos, se tornando uma das melhores e mais desenvolvidas neste segmento. A MITSUBISHI planeja para 2009 ou 2010, o início das vendas de um carro elétrico para o público em geral.
A linha do tempo
1961
● Lançamento do MITSUBISHI MINICA, sendo o primeiro carro compacto da montadora. Hoje o tradicional modelo já está em sua oitava geração.
1962
● Lançamento do MITSUBISHI COLT, um automóvel compacto equipado com motor de 600cc que faria enorme sucesso durante décadas.
1966
● Lançamento da MITSUBISHI MINICAB, caminhonete de pequeno porte com tração nas quatro rodas.
1968
● Lançamento da MITSUBISHI SPACE GEAR, uma caminhonete utilitária especificamente desenvolvida para trabalhos pesados.
1969
● Lançamento do MITSUBISHI GALANT, um modelo de porte médio-grande, que se transformaria no primeiro sucesso internacional da empresa.
1973
● Lançamento do MITSUBISHI LANCER, um sedan de porte médio. Foram lançados doze versões diferentes do modelo desde o básico 1200cc até o poderoso GSR de 1600cc. Havia três estilos de carroçaria o Coupé de duas portas, o Sedan de quatro e o Station Wagon de 5 portas.
1979
● Lançamento da MITSUBISHI L-200 (conhecida em alguns países comoTRITON), uma das caminhonetes de cabine dupla de maior sucesso no mundo.
1982
● Lançamento do MITSUBISHI SHOGUN (conhecido como PAJERO ouMONTERO em outras partes do mundo), veículo utilitário esportivo (conhecido em inglês pela sigla SUV) de maior sucesso da montadora. O novo automóvel era uma mistura de van com um jipe 4×4. Inicialmente só estava disponível o modelo de três portas com várias motorizações (motor de 2000 litros, 2300 litros a diesel e um turbo diesel também 2300 litros). Pouco depois esse modelo conquistou muitos prêmios ao redor do mundo, tornando-se um grande sucesso de vendas. Em fevereiro de 1983 a montadora lançou a versão longa, de 5 portas. Este modelo longo aumento para sete lugares, com uma terceira fila, com bancos que podiam ser dobrados para os lados, ou também podiam ser combinados com os bancos da segunda fila para formar uma cama. A quarta geração do modelo foi apresentada no salão de Paris em 30 de setembro de 2006.
1989
● Lançamento do esportivo MITSUBISHI ECLIPSE em parceria com a montadora americana Chrysler, que se tornou um dos ícones de esportividade/preço baixo, principalmente nos Estados Unidos.
1990
● Lançamento do MITSUBISHI DIAMOND, um sedan de porte médio. Sua produção foi encerrada em 2004.
1992
● Lançamento do MITSUBISHI LANCER EVOLUTION, um dos veículos de maior sucesso da montadora. O modelo que surgiu nas pistas de competição do Campeonato Mundial de Rali (WRC), se popularizou e ganhou as ruas no ano seguinte. Em 2001, já com uma imagem consolidada, foi lançado o LANCER VII com motor de 280 cv, mudanças visuais e nas suspensões e no controle de tração. Este carro chegou a ser usado no segundo e terceiro filmes da saga “The Fast And the Furious” (Velozes e Furiosos). Atualmente o modelo já está em sua décima geração.
1994
● Lançamento da MITSUBISHI PAJERO MINI, versão mais compacta do famoso utilitário esportivo.
1996
● Lançamento da MITSUBISHI PAJERO SPORT, versão mais esportiva do modelo original. Atualmente o modelo não está mais disponível nos mercados americano e joaponês, onde foi substituída pelo Endeavor, mas permanece sendo vendido na Europa, Austrália, México, América do Sul, e China.
1998
● Lançamento da MITSUBISHI PAJERO PININ (no Brasil chamado de TR4), nas versões três e cinco portas. A palavra “Pinin” é derivada do italiano “Para mim”.
2001
● Lançamento, no Japão, do MITSUBISHI AIRTREK (atualmente conhecido como OUTLANDER), um veículo utilitário esportivo voltado para o segmento de luxo.
2003
● Lançamento da MITSUBISHI GRANDIS, uma mini-van de sete lugares.
2006
● Lançamento da MITSUBISHI RAIDER, caminhonete de porte médio.
● Lançamento do MITSUBISHI i, mini-carro especificamente desenvolvido para as grandes metrópoles, onde a falta de espaço é um problema constante.
As competições
A relação da montadora com as competições esportivas começou em 1962, quando participou com um MITSUBISHI 500 no Grande Prêmio de Macau, uma corrida realizada nas ruas, tendo como principal objetivo promover a venda do primeiro carro de passageiros do período pós-guerra. Desde então, a Mitsubishi Motors Motor Sports, braço esportivo da montadora japonesa, centralizou as suas atividades esportivas nas competições de ralis, e tem sido uma força dominante na categoria. A primeira participação no rali Paris-Dakar aconteceu em 1983 com a nova Pajero.
A equipe Mitsubishi Motors Motor Sports, depois de muita poeira, buracos, solavancos, trilhas fechadas, pedras, rios e muita velocidade, escreveu uma nova página nos livros da história das competições de ralis, ao conquistar a sétima vitória consecutiva no Rali Dakar 2007. Ainda mais surpreendente é o recorde de 12 vitórias da equipe nos 25 anos do Rali Dakar – a mais dura e famosa prova do mundo. A participação da MITSUBISHI neste tipo de competição é considerada vital, pois a montadora utiliza toda a sua experiência e conhecimento das participações na competição para melhorar constantemente os seus produtos.

O logotipo
O tradicional logotipo da MITSUBISHI foi criado em 1914 e é uma combinação dos brasões da fama de Yataro e do clã Tosa, do qual o fundador da empresa era servidor. O logotipo, conhecido como “Three Diamonds” (Três Diamantes), começou a ser utilizado oficialmente somente em 1917. Formado por um diamante de três pontas simbolizava a resistência e a preciosidade. O símbolo veio do nome da marca: “Mitsu” (três em japonês); e “Bishi” (diamante).

Os slogans
Drive Alive.
Engineered to Excite.
Built for living.
(1996)
Wake up and drive. (1999)
Heart-Beat Motors. (2000)
Changes for the Better. (2002)
Pursuing the Origins of Car Engineering. (2005, Japão)
Drive@earth. (2008)
4X4 é MITSUBISHI. (Brasil)
Mitsubishi Pajero Full. The car. The legend. (Brasil)
Dados corporativos
● Origem: Japão
● Fundação: 22 de abril de 1970
● Fundador: Yatora Iwasaky
● Sede mundial: Tóquio, Japão
● Proprietário da marca: Mitsubishi Motors Corporation
● Capital aberto: Sim (1988)
● Chairman: Takashi Nishioka
● Presidente: Osamu Masuko
● Faturamento: US$ 26.82 bilhões (2007)
● Lucro: US$ 347 milhões (2007)
● Valor de mercado: €5 bilhões (2008)
● Fábricas: 28
● Produção: 1.232 milhões veículos
● Presença global: + 170 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 33.739
● Segmento: Automobilístico
● Principais produtos: Automóveis e caminhões
● Ícones: O modelo Pajero e o tradicional logotipo “Three Diamonds”
● Slogan: Drive@earth.
● Website: www.mitsubishi-motors.com
A marca no Brasil
Em setembro de 1998 começava a ser traçada sua história no país quando a marca inaugurou sua planta de produção, tornando-se a primeira indústria a instalar-se na região de Catalão, no estado de Goiás, ocupando uma área total de 630 mil m². O sucesso foi tamanho que, já em 2007, a vitoriosa marca de 100 mil veículos produzidos foi alcançada. O primeiro veículo da marca a ser produzido na unidade foi a Cabine Dupla L200. Em 2006 a montadora lançou o primeiro utilitário esportivo 4×4 com motor Flex Fuel (rodando em uma combinação de gasolina, álcool ou uma combinação de ambos): MITSUBISHI TR4. A MITSUBISHI oferece apoio a seus clientes através de sua Rede Autorizada de Revendas, 120 unidades, presente em todo o território nacional.
A marca no mundo
Atualmente a MITSUBISHI, sexta maior montadora do Japão e sétima do mundo, produz cerca de 20 modelos diferentes de carros, além de caminhões e ônibus, em mais 28 fábricas instaladas em países como Brasil, Estados Unidos, Holanda, Filipinas, Austrália e Japão. A empresa comercializa seus automóveis em mais de 170 países ao redor do mundo, possuindo ainda três centros de Pesquisa e Desenvolvimento.

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s