Opel

 

A tradicional montadora OPEL é um símbolo de inovação na Europa com seus carros versáteis, modernos e eficientes. Modelos como VECTRA, ASTRA, OMEGA, CORSA e ZAFIRA são vistos rodando em todas as ruas e estradas do velho continente.
A história
A história da marca começou no dia 21 de Janeiro de 1863 quando Adam Opel abriu uma fábrica para produzir máquinas de costura na cidade alemã de Rüsselheim. Depois de quase 25 anos, em 1887, a empresa que exportava suas máquinas de costura para Europa, Estados Unidos, Rússia e Índia, começou a produzir bicicletas. Não demorou muito para se transformar na maior produtora mundial de bicicletas. Foi também na produção de bicicletas que a OPEL começou a tradição da inovação técnica, com a introdução de pneus Dunlop, cheios de ar, em 1890. Somente no ano de 1899, utilizando sua grande e larga experiência em engenharia e produção, os irmãos Opel (filhos de Adam), construíram, em associação com o produtor de carruagens, Friederich Lutzmann, seu primeiro automóvel. Para promover o transporte de pessoas de maneira eficaz, a empresa expandiu a sua linha de produtos em 1901, incluindo agora também as motocicletas.
Finalmente em 1902 lançou o primeiro automóvel produzido e desenvolvido pela própria empresa, um carro de 2 cilindros que atingia velocidade máxima de 45 km/h. O veículo foi apresentado oficialmente na Exposição de Automóveis de Hamburgo. Pouco depois, em 1906, inaugurou fábrica na cidade de Berlim, além de alcançar a marca dos mil automóveis produzidos. Três anos depois introduziu no mercado o carro conhecido como “Doctor’s Cars” (Carro do Médico), que tinha capacidade para dois passageiros e era vendido ao preço de 3.950 marcos alemães (custava metade do preço de qualquer outro modelo de luxo da época). A segurança e robustez do veículo eram apreciadas pelos médicos que, na época, percorriam constantemente o país para fazer visitar pacientes, cruzando estradas muito diferentes das atuais (as estradas planas eram uma raridade no princípio do século). O sucesso deste modelo e o advento dos sistemas de produção em série, permitiram que em 1914, a OPEL ultrapassasse seus concorrentes, se transformando na maior produtora alemã de veículos, vendendo 3.335 unidades no ano.


Em 1919 ocorreu a abertura da pista de corridas da OPEL, a sul de Rüsselsheim. Esta pista oval de cimento com curvas inclinadas foi a primeira pista de testes e de corridas permanente da Alemanha, muito anterior a outras pistas de longa tradição como a Avus de Berlim e a Nürburgring. Em 1924, a OPEL investiu dinheiro para modernizar toda sua linha de montagem, desenvolvendo métodos próprios de produção. O primeiro modelo à sair das novas linhas de montagem foi o “Laubfrosch”, também conhecido por “Raineta”, um automóvel de dois lugares compacto assim chamado por causa das suas rodas únicas e por dispor de apenas uma cor, o verde. Nesta época, a rede de distribuição sofreu alterações com a introdução dos serviços de assistência a veículos, a preços fixos. Em 1928 a OPEL possuía 37.5% do mercado de automóveis da Alemanha, produzindo aproximadamente 43 mil unidades anualmente. Nesta época, muito do seu sucesso se deveu à estratégia comercial adotada.


No início do Verão de 1929, a OPEL se tornou a primeira companhia automóvel a estabelecer uma seguradora e uma empresa de financiamento para vendas a prestações. Foi neste mesmo ano que a empresa teve 80% de suas ações compradas pela americana General Motors, que viria a se tornar proprietária majoritária em 1931. Foi neste ano que a OPEL ingressou no segmento dos caminhões com o lançamento do Opel Schnell-Lastwagen (Caminhão leve rápido). Esta versão inicial tinha uma capacidade de carga de 2 toneladas. Em 1935, inaugurou a então mais moderna fábrica de veículos do mundo, em Brandenburg e lançou um modelo compacto de caminhão, com capacidade de carga de 1 tonelada, adaptado às características e necessidades da Alemanha na época. O novo veículo recebeu o nome Blitz (raio) após um concurso público de grande sucesso, em que foram enviados quase 1.5 milhões de propostas de nomes. Este pequeno caminhão foi denominado de Opel Blitz 1 tonner Leichter-lastwagen. Ele apresentava um motor a gasolina de 4 cilindros em linha Olympia de 1300 cilindradas e 24 HP de potência, com válvulas laterais. Sua cabine era espaçosa e bem dimensionada, com um característico radiador.

Foi também neste ano, que durante o Salão do Automóvel de Berlim, a empresa apresentou o modelo Olympia, primeiro carro alemão com carroceria de aço equipado com motor de 1.3 litros. No ano seguinte a empresa se tornou a maior montadora da Europa com produção anual de 120.900 automóveis, além de introduzir no mercado a primeira geração do modelo Kadett. Paralelamente, a OPEL ia acumulando sucessos de vendas internacionais. A ligação com a GM tinha dado a OPEL acesso ao mercado mundial, possibilitando o estabelecimento de novas sucursais no Japão, na China e em vários países da América do Sul. Em 1937, após anos sendo a maior produtora de bicicletas do mundo, a OPEL encerrou a produção, vendendo sua divisão para a NSU, para se concentrar somente na produção de veículos.

Em 1940, devido à Segunda Guerra Mundial, a empresa interrompeu a produção de carros, concentrando suas forças na montagem de veículos e equipamentos militares. Com o fim do conflito em 1946, a OPEL, que teve suas instalações bastante danificadas, lançou o primeiro veículo pós-guerra, o Blitz, um caminhão de 1.5 toneladas. Um ano depois, a produção de carros de passageiros recomeçou com o lançamento de uma versão revisada do modelo OPEL OLYMPIA. A década de 50 começou com a reconstrução de suas principais fábricas, que haviam sido afetadas e destruídas pela guerra. No ano de 1956, além de dobrar sua capacidade de produção com a construção de um novo complexo, a OPEL atingiu a marca de 2 milhões de automóveis produzidos desde sua fundação. Em 1962, no centésimo aniversário da fundação da empresa, a OPEL inaugurou uma segunda fábrica na cidade de Bochum. O novo OPEL KADETT surgiu das suas linhas de produção com o slogan “Um novo carro de uma nova fábrica”. Em resposta à crescente comunidade de fãs de carros esportivos, a OPEL criou o seu primeiro cupê em meados desta década. Introduzindo a versão GT, a empresa confirmou sua reputação como fabricante de automóveis particularmente dinâmicos.

No início da década de 70, em 1971, a marca OPEL é lançada na Ásia. Em 1972 detinha 20.4% do mercado alemão, mantendo-se como a maior montadora do país. Em 1977 introduziu no mercado os novos modelos MONZA e SENATOR. No ano de 1982 inaugurou fábrica na cidade de Zaragoza, Espanha, para produzir o novo carro compacto CORSA. Este modelo se tornaria o carro compacto mais vendido do mundo, atingindo a marca das 11 milhões de unidades vendidas em 2002. Em 1985, tornou-se a primeira montadora do mundo, a oferecer uma linha completa de automóveis equipada com catalisadores. No ano seguinte lançou o OMEGA que viria a ser eleito carro do ano em 1987.

Em 1992 a OPEL atingiu a marca histórica de 25 milhões de veículos produzidos desde sua fundação. Desde 1995, todos os modelos da OPEL saem das fábricas equipados com airbags, tanto para o motorista como para o passageiro da frente, como parte do seu equipamento de série. No ano de 2001 o modelo ASTRA comemorou 10 anos de vida e mais de 7 milhões de unidades vendidas em 90 países diferentes.

Recentemente, com as dificuldades financeiras enfrentadas pela GM, a OPEL foi oficialmente vendida no começo de setembro de 2009, para a fabricante de autopeças canadense Magna. Com isso a tradicional montadora alemão tem sua propriedade dividida entre a Magna (maior parte) em conjunto com o banco russo Sberbank, os trabalhadores da empresa (10%), enquanto a General Motors permanece com os restantes 35%.

A linha do tempo
1968
● Lançamento do esportivo OPEL GT. Produzido somente até 1973, o modelo foi relançado em 2006.
1979
● Lançamento do OPEL KADETT D, primeiro modelo da montadora alemã com tração dianteira.
1982
● Lançamento do OPEL CORSA.
1986
● Lançamento do OPEL OMEGA, um sedã que, progressivamente estilizado, estabeleceu novos padrões de consumo de combustível.
1988
● Lançamento do OPEL VECTRA.
1990
● Lançamento do OPEL CALIBRA.
1991
● Lançamento do OPEL ASTRA.
● Lançamento do OPEL FRONTERA, primeiro carro da montadora no segmento “fora da estrada”.
1994
● Lançamento do OPEL TIGRA, um pequeno cupê produzido até o ano 2000. Quatro anos depois o modelo foi relançado no mercado com o nome de TIGRA TWIN TOP, um cupê conversível com lugar para duas pessoas.
1996
● Lançamento do OPEL SINTRA, seu primeiro mono-volume.
1999
● Lançamento da minivan de porte grande OPEL ZAFIRA.
● Lançamento do OPEL MOVANO, um veículo comercial de porte grande.
2000
● Lançamento do OPEL AGILA, um automóvel urbano de porte pequeno com cinco portas.
● Lançamento do esportivo OPEL SPEEDSTER.
2002
● Lançamento da OPEL MERIVA, uma minivan feita sob a plataforma do Corsa.
2003
● Lançamento do OPEL SIGNUM, um modelo hatch de porte médio-grande.
2006
● Lançamento do OPEL ANTARA, um veículo utilitário esportivo de médio porte. Na América do Norte e no Brasil é vendido sob o nome CHEVROLET CAPTIVA.
2008
● Lançamento do OPEL INSIGNIA, um automóvel de porte médio-grande que substituiu o modelo VECTRA.

A evolução visual
O logotipo da OPEL passou por inúmeras modificações até chegar na aparência dos dias atuais. A primeira significativa mudança ocorreu em 1937, quando foi introduzido um logotipo em homenagem ao Conde Zeppelin (grande orgulho dos alemães na época), que tinha como símbolo um dirigível estilizado. Depois de pequenas atualizações, o logotipo passaria por uma radical mudança em 1965, quando surgiu o famoso símbolo do raio (Blitz), baseado em um antigo modelo de caminhão da montadora na década de 30. Ao mesmo tempo, o símbolo também lembrava o Z de Zeppelin. Nos anos seguintes o logotipo passou apenas por modernizações, a última delas ocorrida recentemente.

Os slogans
Discover OPEL. (2008)
OPEL – The reliable one. (1954)
Dados corporativos
● Origem: Alemanha
● Fundação: 21 de Janeiro de 1863
● Fundador: Adam Opel
● Sede mundial: Rüsselsheim, Alemanha
● Proprietário da marca: General Motors Corporation, Magna e
● Capital aberto: Não
● CEO & Presidente: Hans Demant
● Faturamento: €15.6 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Vendas globais: 1.3 milhões de veículos
● Presença global: 60 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 25.103
● Segmento: Automobilístico
● Principais produtos: Automóveis
● Ícones: O logotipo conhecido como Blitz
● Slogan: Discover Opel.
● Website: www.opel.com
A marca no mundo
A montadora alemã, que vende seus veículos em 40 países europeus, está presente também no mercado da Ásia, África e Oriente Médio. A OPEL vende anualmente cerca de 1.3 milhões de automóveis, com forte e marcante presença no continente europeu.

Você sabia?
● Os modelos de automóveis da OPEL são vendidos no Reino Unido sob a marca VAUXHALL, na Oceania sob a marca HOLDEN e na América do Sul sob a marca CHEVROLET.

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s