Kia Motors

 

Sabe qual é uma das montadoras que mais cresce no mundo atualmente? Se, entre as opções respondidas não estiver a coreana KIA MOTORS, você não é uma pessoas fanática por automóveis. O atual slogan da marca – “O Poder de Surpreender” – representa o compromisso mundial da KIA em superar as expectativas dos consumidores através da contínua inovação automotiva.
A história
A história da montadora começou em 1944 com a fundação na cidade sul-coreana de Seul da Kyongseong Precision Industry, que tinha como propósito construir rodas para bicicletas. Durante a Guerra da Coréia, entre 1950 e 1953, a empresa mudou suas instalações para a cidade portuária de Pusan, no sul do país, adotando oficialmente o nome de Indústrias Kia. A primeira sílaba “KI” significa sair ou acordar para o mundo, a letra “A” significa Ásia, assim KIA significa: acordar ou sair da Ásia para o mundo. A escolha desse novo nome demonstrava os planos de expansão da empresa, que iam muito além do continente asiático. Foi neste período, em 1952, que a empresa produziu sua primeira bicicleta, chamada Samchonriho. Após o fim da guerra a KIA resolveu montar outra fábrica, na localidade de Shiheung, para poder dar vazão às encomendas de bicicletas.
Nos anos seguintes a empresa não parou de crescer, e, em 1961, iniciou a produção de motores para scooters. Sua evolução natural como empresa de meios de transporte foi confirmada no ano seguinte com a criação de um pequeno veículo comercial de três rodas. Em 1965 se tornou a primeira empresa coreana a exportar (bicicletas) para os Estados Unidos. No início da década de 70, a KIA estabeleceu-se como construtora de veículos comerciais, especialmente com os modelos Titan, que acabou virando sinônimo de caminhão no país, e Boxer. Nesta época, dado o crescimento da empresa, em 1973 foi construída uma nova fábrica em Sohari, que rapidamente começou a produzir motores a gasolina. Finalmente, em 1974, a KIA apresentou ao público coreano seu primeiro carro de passageiros, o compacto chamado Brisa. No ano seguinte, a KIA foi responsável pelo primeiro automóvel de exportação da Coréia do Sul, quando embarcou para a Grécia e para o Oriente Médio suas primeiras unidades. Pouco depois, confirmando cada vez mais seu crescimento acelerado, a empresa comprou a Asia Motors, uma construtora de veículos comerciais.


No final desta década, A KIA, que havia iniciado a produção de motores a diesel em 1978, já tinha conquistado uma boa reputação internacional, o que lhe permitiu ser escolhida em 1979 para fabricar os modelos Peugeot 604 e Fiat 132 para o mercado sul-coreano. Apesar do sucesso, no início da década de 80 a KIA entrou em declínio e passou por um processo de reestruturação. Assim, durante a primeira metade desta década, apostou essencialmente na produção de veículos comerciais, entre os quais se destacavam os modelos de caminhões Bongo, que tinham capacidade de carga de 1 tonelada, além do Bongo Coach, uma espécie de mini-ônibus, e o caminhão Ceres, um dos veículos de maior sucesso da montadora introduzido em 1983.

Com sua recuperação, os japoneses da Mazda e da C. Itoh investiram na KIA em 1983 e a norte-americana Ford em 1986, permitindo à marca coreana apostar na pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Dessa forma, no final da década surgiram modelos mais modernos e avançados como o Conord e o Capital. Nesta época a montadora atingiu a marca histórica de 1 milhão de veículos produzidos. Em 1990 a montadora adotou o seu nome atual, KIA MOTORS, e inaugurou uma nova fábrica que lhe permitiu duplicar a produção e atingir os 700 mil veículos por ano. No ano seguinte a KIA se lançou de vez no mercado internacional com os modelos Sephia e Sportage, este último com características de um veículo utilitário esportivo, ingressando no mercado europeu.

Em 1992, a montadora oficialmente inaugurou sua subsidiária americana, ingressando assim no maior mercado automobilístico do mundo. O 50.º aniversário da marca, comemorado em 1994, foi marcado pelo lançamento do primeiro motor coreano de 16 válvulas a gasolina. Em julho desse mesmo ano, seus veículos começaram a ser comercializados em Portugal. No ano seguinte, a KIA começou a produzir os automóveis Sephia na Europa e dois anos mais tarde lançou de uma vez três novos modelos novos: o Carnival (primeiro mini-carro coreano), o esportivo Shuma e uma nova série de caminhões. Mas todo esse processo de expansão e internacionalização da marca teve um preço alto, e, entre 1997 e 1998 a KIA esteve muito perto da bancarrota, mas acabou sendo adquirida pela rival Hyundai. Assim, surgiu o conglomerado Hyundai Kia Automotive Group.

Na virada do novo milênio a KIA MOTORS apresentou sua nova identidade visual com o tradicional logotipo vermelho. Em 2005, a KIA MOTORS introduziu seu novo slogan “O Poder de Surpreender” (The power to surprise) com o objetivo de fortalecer sua imagem e demonstrar os objetivos da montadora em exceder as expectativas dos consumidores. Comprovando que o poder da KIA de “surpreender” foi assimilado ao redor do mundo, seus produtos e serviços conquistaram numerosos prêmios, graças à atualização de sua linha de veículos e a agilidade da empresa, que é uma das marcas automotivas com o crescimento mais rápido do mundo. Desde então, a marca KIA é a que mais cresce no Reino Unido, se transformando em um verdadeiro sucesso também em outros mercados europeus.

Recentemente, a KIA lançou globalmente o moderno e ousado SOUL, que no Brasil utilizou como jargão a criação de uma nova categoria de veículos no país, a de “carro design”. Aliás, design é o foco de crescimento da KIA no mundo. A montadora, inclusive, já redesenhou a grade frontal de seus veículos para fazer alusão às presas de um tigre, o que ilustra bem a meta de abocanhar o mercado mundial.

A linha do tempo
1986
● Lançamento da KIA BESTA, uma van utilitária que se transformou em um dos maiores sucessos da montadora.
1988
● Lançamento dos caminhões KIA RHINO (com capacidade para 5 toneladas) eKIA TRADE (com capacidade para 2.5 toneladas).
1992
● Lançamento da KIA POTENTIA, um luxuoso sedã, e do KIA SEPHIA, um automóvel de porte médio.
1993
● Lançamento do KIA SPORTAGE, um utilitário esportivo compacto. Atualmente, com design arrojado e esportivo, o KIA SPORTAGE é o parceiro ideal dos aventureiros que durante a semana utilizam o veículo na cidade e nos fins de semana saem do asfalto na busca de emoções Off-Road. A principal razão de seu sucesso atual está em seu projeto. Desenvolvido a partir de pesquisas realizadas nos Estados Unidos e Europa, a nova geração do veículo evoluiu e contempla fatores como o prazer de dirigir, inovador design sem abrir mão de qualidade, segurança e tecnologia agregada.
1995
● Lançamento do KIA CREDOS, um sedã de porte médio.
1996
● Lançamento do KIA ELAN, primeiro automóvel esportivo da marca.
1997
● Lançamento do luxuoso sedã KIA ENTERPRISE.
1999
● Lançamento da KIA CARNIVAL (conhecida em alguns mercados comoSEDONA), uma minivan direcionada para pessoas que procuram mais do que espaço, conforto, praticidade e segurança num único veículo. Sua proposta atende às necessidades de famílias numerosas e também em serviços de transporte de luxo. Completamente redesenhada recentemente, a moderna KIA CARNIVAL apresenta uma riqueza de características que a destacam em seu segmento. Com capacidade para 8 pessoas, está mais versátil, espaçosa, aconchegante e elegante, sendo prática no uso do dia-a-dia e ideal para passeios aos finais de semana com familiares ou amigos.
● Lançamento do KIA CARENS, uma minivan de médio porte que se destaca por possuir três fileiras de assentos que permitem grande flexibilidade para a acomodação confortável de até 7 pessoas.
2000
● Lançamento do KIA CERATO (conhecido em alguns mercados comoSPECTRA ou FORTE), um sedã de porte médio.
● Lançamento do KIA RIO (conhecido em alguns mercados como PRIDE), outro veículo compacto da montadora coreana que possuía um design moderno. O modelo é comercializado nas versões sedã, hatchback (carro sem porta-malas saliente) e perua.
● Lançamento mundial da KIA BESTA GS GRAND, modelo maior que a original, com capacidade para 16 lugares e motor a diesel de 3.0 litros.
2001
● Lançamento do KIA MAGENTIS (também conhecido como OPTIMA no mercado europeu), um sedã de porte médio-grande, que foi totalmente projetado pensando nos motoristas que desejam conforto e prazer ao dirigir, seja para uso no dia-a-dia, no trabalho ou nos passeios com amigos e familiares. No interior do Magentis o requinte é visível na qualidade de seu acabamento e o conforto nos equipamentos do veículo. Direção e bancos com revestimento em couro, banco traseiro com descansa-braço central e porta copos, rádio CD player com controle remoto no volante de direção, antena eletrônica instalada no vidro traseiro e ar condicionado digital são alguns dos equipamentos de série do modelo.
2002
● Lançamento do KIA SORENTO, um utilitário esportivo de porte médio, Que reúne as principais características de um veículo 4×4 como conforto e performance de automóvel de passeio, oferecendo o máximo em qualidade e tecnologia por um custo/benefício excelente. Recentemente o modelo recebeu o prêmio máximo de segurança em teste de impacto frontal e lateral do NHTSA (Departamento de Segurança de Tráfego em Rodovias Nacionais dos Estados Unidos) atestando sua qualidade e robustez.
2003
● Lançamento do KIA OPIRUS (também conhecido em alguns mercados como AMANTI), um sedã extremamente luxuoso.
2004
● Lançamento do KIA PICANTO, um automóvel compacto é ágil, ideal para as grandes cidades. Com design renovado e atraente, porém mantendo o espírito jovem, esportivo e prático da versão original, a nova versão acomoda confortavelmente motorista e passageiros, apresentando um conjunto de itens de série que fazem jus à classificação de compacto Premium.
2006
● Lançamento do KIA Cee’d (sua pronúncia é “CIID”), especialmente desenvolvido para os consumidores europeus. O modelo é o primeiro veículo a ser projetado e fabricado na Europa, e trouxe uma grande revolução para a marca. Os mais altos padrões de criação e estética ao estilo europeu foram aplicados em todos os aspectos, exterior, interior, equipamentos e acessórios. Atualmente o modelo oferece opções de 3 e 5 portas, além da versão perua.
2008
● Lançamento do KIA MOHAVE (conhecido como BORREGO em alguns mercados), um SUV de grande porte que possui estilo e personalidade própria. O MOHAVE, capaz de levar confortavelmente 7 pessoas, é equipado com o primeiro motor V8 da KIA, o que o caracteriza como o mais potente modelo até hoje fabricado pela montadora.
● Apresentação oficial do KIA SOUL, um crossover urbano com design moderno e agressivo. O novo modelo oferece uma ampla seleção de estilo, conforto e opções de equipamentos que redefinem o conceito de liberdade.
Dados corporativos
● Origem: Coréia do Sul
● Fundação: 1944
● Fundador: Um grupo de empresários
● Sede mundial: Seul, Coréia do Sul
● Proprietário da marca: Hyundai Kia Automotive Group
● Capital aberto: Sim
● CEO: Sung-Eun Chung
● Presidente: Young-Jong Seo
● Faturamento: US$ 17.7 bilhões (2008)
● Lucro: – US$ 72.1 milhões (2008)
● Valor de mercado: US$ 5.1 bilhões (agosto/2009)
● Fábricas: 14
● Produção: 1.056.400 (2008)
● Presença global: 172 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 40.000
● Segmento: Automobilístico
● Principais produtos: Automóveis e veículos comerciais
● Ícones: A van BESTA
● Slogan: The power to surprise.
● Website: www.kia.com

A marca no Brasil
A KIA MOTORS ingressou no mercado brasileiro em 1992 com a importação e comercialização de quatro modelos: o sedã Sephia, a van Besta e os comerciais Ceres e K3500. A aceitação da marca coreana foi percebida desde o início das vendas, especialmente da Besta que alcançou números expressivos nos primeiros anos de comercialização se tornando rapidamente sinônimo de van no mercado brasileiro. Para se ter uma idéia destes números, nos anos de 1997, 1998 e 2001 a KIA Besta foi o veículo importado mais emplacado no país, resultado tão significativo que em 1997 e 2001 a KIA do Brasil se tornou o maior distribuidor da montadora no mundo. Seguindo sua cronologia, em 1995, a montadora lançou o Sportage, oferecendo ao consumidor um utilitário esportivo 4×4 com opção de motor à gasolina ou a diesel.
Em junho de 1999 os clientes receberam a minivan de luxo Carnival. Grandes novidades em 2004 vieram consolidar a presença da marca no mercado nacional e ampliar o compromisso da KIA em oferecer aos clientes produtos modernos com qualidade, tecnologia e adequada relação custo/benefício. Sucesso de vendas nos Estados Unidos e na Europa, o utilitário esportivo mais nobre da marca foi apresentado aos brasileiros durante o Salão Internacional do Automóvel em São Paulo. Além do Sorento, a nova van Besta e a caminhonete Bongo, capaz de suportar 1.530kg de carga, também se destacaram entre as novidades do ano. Para reforçar o novo status e imagem da marca, apresentados aos brasileiros inicialmente com o Sorento, a montadora começou em fevereiro de 2005 as vendas do novo utilitário esportivo Sportage e do sedã de luxo Opirus. No ano seguinte, também em fevereiro, lançou o sedã Cerato para ingressar em um segmento de grande competitividade. Em julho ousou ao iniciar as vendas de dois novos produtos: o sedã médio de luxo Magentis e a minivan Carnival. Modernos, os dois modelos atestam toda a qualidade e capacidade da KIA em produzir veículos com qualidade e tecnologia de ponta. Em agosto iniciou a importação do compacto Picanto.

Mais do que ampliar a oferta de produtos da marca no país, o modelo chegou criando um nicho dentro do segmento de compactos: o de compacto premium e com opção de câmbio automático, item exclusivo neste segmento. A linha de veículos de passeio 2007 passou a ser oferecida com a maior garantia do país, 5 anos sem limite de quilometragem e 10 anos contra perfuração de chapa. Em função do novo “line-up” da marca, a KIA MOTORS vem reestruturando sua rede de concessionárias no país, que possui atualmente 113 unidades. Algumas estão sendo substituídas para adequar ao perfil de atendimento da marca, e outras estão sendo nomeadas dentro do processo de expansão da rede em território brasileiro. Atualmente, mais de 100.000 unidades de veículos KIA já circulam pelas ruas brasileiras.
A marca no mundo
A KIA MOTORS, mais antiga produtora de veículos motorizados da Coréia do Sul, exporta seus veículos para 172 países ao redor do mundo que são comercializados por uma enorme rede com mais de 3.800 concessionárias. As 14 fábricas de produção e montagem da montadora nos 9 países que estão instaladas, fabricam mais de 1 milhão de veículos por ano. A KIA possui hoje mais de 40.000 funcionários e faturamento anual de aproximadamente US$ 20 bilhões.

Você sabia?
● Originariamente, a van sul-coreana tinha o nome BEST A (Melhor A), mas no logotipo fixado na carroçaria do veículo podia-se ler BESTA, fato que provocou dúvidas entre os dirigentes da importadora em adotar este nome.

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Agenda

    • dezembro 2016
      S T Q Q S S D
      « nov    
       1234
      567891011
      12131415161718
      19202122232425
      262728293031  
  • Pesquisar