Fiat

 

A imagem FIAT há muito tempo está ligada a carros pequenos, econômicos e eficientes, porém sem deixar de lado o designer moderno e agressivo e a tecnologia de ponta. Quer seja na Itália ou no Brasil, seus automóveis são sinônimos de economia, versatilidade e modernidade.
A história
A montadora italiana foi fundada por um grupo de ricos empresários, entre eles Giovanni Agnelli, um político da região de Piemonte, Lodovico Scarfiotti e o Conde Brecherasio di Cocherano, na cidade de Turim em 11 de julho de 1899 com o nome Fabbrica Italiana di Automobili-Torino (Fábrica Italiana Automóveis Turim em português), que viria a ficar conhecida como FIAT, com a declarada pretensão de fazer concorrência à indústria automobilística francesa e desenvolver grandes inovações para carros de corrida. Todavia, Giovanni Agnelli, primeiro secretário, deu outro rumo aos planos. Interessado em fazer uma linha de produção de massa, conseguiu lançar as bases do que hoje é um dos maiores complexos industriais do mundo. O primeiro carro da montadora foi o modelo três 1/2hp de 679cc, que atingia 35km/h, tendo sido produzido 300 unidades desse modelo. O modelo era produzido na fábrica localizada em Corso Dante, onde 150 empregados trabalhavam.
Outros modelos vieram e em 1903 foi lançado o 12hp com 3768cc, que teve produção de 132 unidades, sendo exportado para Europa e Estados Unidos. No ano seguinte o nome FIAT passa a representar não somente o produto, mas toda a empresa, sendo abandonado o nome social escrito por extenso. Ainda nessa época, pela primeira vez, a partir do modelo 24-32hp, o símbolo é colocado por cima da grade do radiador. Na primeira década do século XX já fabricava também locomotivas, e, com o início da Primeira Guerra Mundial, passou a fabricar ambulâncias, metralhadoras e até motores para submarinos. Em 1910 a empresa lançou 10 novos modelos. O ZERO, primeiro carro produzido em massa pela montadora, foi introduzido no mercado em 1912. Nessa altura, a FIAT começa a tornar-se popular na Europa, em grande parte devido à utilização de seus automóveis como táxis. Até 1915 cerca de 2.000 unidades desse modelo foram produzidas.


Em 1919 outros novos modelos foram introduzidos, como o 501 (45 mil unidades foram feitas até 1926), o 505 (modelo de maior tamanho que o 501) e o top de linha 515. Na década de 20 a FIAT já controlava 80% do mercado italiano de automóveis. Esta década foi marcada por importantes acontecimentos: inauguração, em 1920, da fábrica do Lingotto, um projeto guiado por uma intenção definida de transformar o carro, de produto de elite, em um bem acessível a um público cada vez mais amplo de consumidores, graças aos novos princípios de organização empresarial, baseados na utilização da linha de montagem; lançamento do modelo 509 em 1925; lançamento do primeiro automóvel com carroceria mista (metal + madeira), chamado 503, em 1926; e a vitória no Rali de Montecarlo em 1928.


Na década de 30 a FIAT causou uma verdadeira revolução no mercado europeu de automóveis com lançamentos extremamente populares como o modelo 508 Balilla, também conhecido como “Tarifa Mínima” devido ao consumo reduzido de 8 litros em 100km, apresentado No salão do automóvel de Milão em 1932; o modelo 1500, primeiro carro desenvolvido aerodinamicamente pela empresa, lançado em 1935; e um dos maiores sucessos de sua história, o 500 Topolino (mickey Mouse em italiano), lançado em 1936 como um automóvel pequeno e compacto de dois lugares, que vendeu 122.000 unidades até 1948.


Em 1939 com o começo da Segunda Guerra Mundial, as instalações da empresa foram requeridas pelo governo para fabricar armamento bélico. Foi nessa época que a fábrica de Mirafiori foi aberta. Giovanni Agnelli morre no final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, e sua família é afastada do controle da FIAT, devido às ligações com o governo de Mussolini. Depois do término do conflito, a FIAT retomou sua produção de automóveis com a produção dos modelos 1100B, 1500D e 500B. O primeiro modelo lançado depois da guerra foi o 1400, visto pela primeira vez em 1950 no salão do automóvel de Genebra, revolucionando os conceitos da época. Pouco depois, em 1953, a empresa lançou seu primeiro veículo a diesel, o 1400 diesel.


A década de 60 foi cheia de novidades para a montadora. Primeiro, em 1966, o controle da FIAT regressa à família Agnelli quando Gianni, neto de Giovanni, assumiu o posto de presidente. Com sua chegada a empresa viu a sua estrutura ser completamente reestruturada. Ele dividiu a empresa em áreas distintas, sendo as principais: produção de automóveis e produção de caminhões e tratores. Segundo, ainda nesse mesmo ano, ocorreu o lançamento do FIAT 124 no salão do automóvel de Genebra, ganhando o título de carro do ano em 1967, revolucionando o conceito de espaço. O modelo era produzido em três versões, a familiar, a Spider (com designer da Pininfarina) e o Coupe. No final desta década, em 1968, as exportações da montadora chegavam a 150 países e para unificar sua imagem global é lançado um novo logotipo: quatro losangos inclinados 18 graus com a sigla da montadora escrita em branco sobre fundo azul. No ano seguinte a FIAT dá início a uma série de aquisições com a compra da montadora LANCIA e parte da tradicional Ferrari (empresa que viria a comprar totalmente em 1988).


A década de 70 foi marcada por lançamentos inovadores como o FIAT 127 e o FIAT 132, além do Ritmo, foi introduzido no mercado em 1978 em duas versões, 3 e 5 portas. Em 1979 a FIAT atinge as vendas mais elevadas de sua difícil e penosa trajetória em solo americano, muito devido à crise petrolífera da época. Mas em 1981 com a queda do preço do petróleo, os americanos voltariam a optar pelos carros de grande porte. E Devido à grande queda nas vendas, a FIAT optou por abandonar o mercado americano em 1984. Mas nem só de fracasso viveu a década de 80. Dois dos mais populares automóveis da montadora foram lançados nesta década: o Panda e o Uno. Outro fato marcante foi a compra da tradicional Alfa Romeo em 1986. Nos anos seguintes a FIAT cresceu para se tornar uma marca global, comprou a Maserati em 1997 e lançou modelos de sucesso, principalmente na Europa e no Brasil. Atualmente o PUNTO é o carro mais vendido da Europa e, ao lado do Bravo (sucessor do Stilo) e do recém lançado novo Cinquecento (FIAT 500), um dos símbolos da impressionante recuperação da FIAT. No dia 30 de abril de 2009, a montadora italiana assumiu uma participação inicial de 20% na Chrysler, que pediu concordata, ganhando força para suas operações no maior mercado consumidor do planeta.


A linha do tempo
1951

● Lançamento do jipe CAMPAGNOLO, um dos poucos modelos fora-de-estrada produzidos pela montadora em toda sua história.
1957
● Lançamento do jipe FIAT 500, um carro de porte mini medindo 2.97 metros e pesando menos de 500kg. O modelo se tornou um verdadeiro ícone da indústria européia.
1980
● Lançamento do PANDA, primeiro carro da empresa desenhado pelo estilista Giugiaro.
1983
● Lançamento do UNO, um automóvel considerado moderno, pequeno e de alta qualidade, que se tornou um enorme sucesso. O novo modelo foi apresentado pela primeira vez no Cabo Canaveral, Flórida, palco escolhido para apresentar à imprensa em 20 de janeiro seu primeiro carro mundial, idealizado para substituir o 127 (conhecido como 147 no Brasil).
1985
● Lançamento do UNO Turbo, em que o motor de 1.3 litro recebia turbocompressor e injeção eletrônica, gerando 105 cv.
1986
● Lançamento do DUNA (conhecido no Brasil como ELBA), construído na fábrica de Betim no Brasil e exportado para a Itália. A perua possuía um porta-malas com capacidade de 780 litros, eleito o maior do país na época.
1988
● Lançamento do DUCATO, uma van comercial leve. Atualmente o veículo é comercializado nas versões Minibus (para passageiros com teto alto); Combinato (para passageiros com teto comum); e Furgão (comercial). Na Europa existe também a versão Trailler.
1990
● Lançamento do TEMPRA, um carro de linhas arrojadas e modernas para a época.
1991
● Lançamento do CINQUOCENTO, automóvel de porte mini.
1993
● Lançamento do PUNTO, eleito carro do ano na Europa.
1995
● Lançamento de dois novos modelos: o BRAVA, um carro mais clássico, e oBRAVO um carro mais esportivo. Os modelos tiveram sua produção encerrada em 2001. A FIAT lançou em 2007 o NOVO BRAVO. Desenvolvido pelo centro de design da FIAT, o novo modelo segue as mesmas linhas do Grande Punto, porém mais “musculosas”. Seu desenho é esportivo e marcante.
1996
● Lançamento do STRADA, versão picape do Palio.
● Lançamento do MAREA, um sedan médio confortável, e da versão perua batizada MAREA WE. O modelo foi introduzido no Brasil somente dois anos depois, e atualmente não é mais produzido.
● Lançamento do PALIO.
1997
● Lançamento do SIENA, versão sedan do Palio.
● Lançamento do PALIO WEEKEND, versão perua do Palio.
2000
● Lançamento do STILO.
2001
● Lançamento do DOBLÓ, um veículo multiuso.
2003
● Lançamento do DOBLÓ ADVENTURE, versão esportiva do veículo multiuso.
● Lançamento do IDEA, uma minivan de porte pequeno.
2006
● Lançamento do GRANDE PUNTO, a nova geração do modelo PUNTO.
2007
● Lançamento do LINEA, um sedan de porte médio e com boa aceitação em países como Alemanha, Espanha, Portugal e Turquia.
● Lançamento, em 4 de julho, do FIAT NUOVA 500, automóvel de porte mini. Foi a ressurreição do lendário Fiat 500, que era adorado na Itália e em outros países onde foi vendido.


A evolução visual
Os primeiros logotipos da montadora, assim como a maioria dos símbolos na época, eram cheios de detalhes e funcionavam mais como brasões. O primeiro deles foi criado pelo pintor Giovanni Carpanetto, a partir de um anúncio publicitário. Era o desenho de um pergaminho feito em latão. Em estilo rococó, que traduzia os gostos da época e a forma dos primeiros carros, muito semelhantes as carruagens. A letra “A” peculiar dos primeiros símbolos permanece praticamente intacta até hoje no logotipo da marca.


Somente em 1925 a empresa lançou seu logotipo circular com a cor vermelha, os adornos na moldura foram utilizados para celebrar a participação vitoriosa da FIAT nas primeiras corridas automobilísticas. Em 1999 é introduzido o novo logo da empresa, uma versão modernizada do utilizado na década de 20, moldura redonda com inscrição prateada. Em 1931 o logotipo adotou a forma retangular e após um ano ganhou o formato de escudo para se adaptar melhor as frentes dos novos modelos. Esse símbolo permaneceu intacto por 36 anos, até o surgimento do famoso logotipo com 4 divisões no fundo azul. Esse logotipo começou a ser usado em 1968 e seu design foi idéia do diretor de design Mario Maioli.


Para comemorar os 100 anos de história, a FIAT introduziu uma nova identidade visual em 1999 com as características do logotipo de 1925, mas substituindo o vermelho por azul. O logotipo atual foi lançado em 2006, inspirado no logotipo da década de 60, com a volta da cor vermelha, além de possuir mais sombras e curvas sinuosas. Foi usado pela primeira vez no modelo Bravo na Europa. No Brasil, sua estréia se deu através do Punto e logo após no Siena.


Os slogans
Every part works beautifully. (2008, FIAT BRAVO)
Forward thinking. (2002, FIAT STILO)
Driven by passion. (1996)
Designed for life. (1992)
Setting new standards. (1985)
A car for all reasons. (1973)
Movidos pela paixão. (Brasil)
Diante dele é mesmo impossível ficar indiferente. (2005, FIAT PALIO)
Novo Marea, a vida por um ângulo diferente. (2002)
É hora de você ter um. (FIAT IDEA)

Dados corporativos
● Origem: Itália
● Fundação: 11 de julho de 1899
● Fundador: Giovanni Agnelli
● Sede mundial: Turim, Itália
● Proprietário da marca: Fiat S.p.A.
● Capital aberto: Sim (1903)
● Chairman: Luca di Montezemolo
● CEO: Sérgio Marchionne
● Faturamento: €59.8 bilhões (2008)
● Lucro: €1.6 bilhões (2008)
● Valor de mercado: €8.2 bilhões (abril/2009)
● Fábricas: + 30
● Concessionárias: + 11.000
● Produção anual: 2.68 milhões de veículos (2007)
● Presença global: 150 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 198.300
● Segmento: Automotivo
● Principais produtos: Automóveis e caminhões
● Outras marcas: Ferrari, Maserati, Lancia, Iveco, Alfa Romeo
● Slogan: Movidos pela paixão.
● Website: www.fiat.com

A marca no Brasil
No Brasil, a FIAT chegaria em 1971 e seria a primeira grande montadora a construir sua principal fábrica fora do ABC paulista, em 1976. O local escolhido foi Betim, cidade vizinha de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Pouco depois apresentava o FIAT 147, um modelo econômico que fez bastante sucesso naqueles tempos de “crise do petróleo” e um dos primeiros a utilizar o álcool como combustível. Em 1984, era lançado o Uno, que desdobrou em várias versões e carrocerias, mas acabou entrando para história como o pioneiro do segmento dos “carros populares”, e permanece nessa vocação até os dias de hoje. E o seu sucessor, o modelo Palio, lançado em 1996, conseguiu a proeza de roubar a liderança de vendas do Volkswagen Gol. Em 2007, o faturamento da FIAT no Brasil, segundo maior mercado da marca no mundo, foi de R$ 22.7 bilhões, fechando o ano com 607.598 veículos emplacados e outros 102.609 exportados.


A marca no mundo
A Fiat é a oitava maior produtora mundial de automóveis, vendendo seus produtos em mais de 150 países, atuando também na fabricação de caminhões e máquinas agrícolas. O centro de suas atividades industriais está na Itália, porém atua através de subsidiárias em 61 países, com 1.063 unidades que empregam 198.000 pessoas, 100 mil delas fora da Itália. A FIAT inda é dona das marcas Ferrari, Maserati, Alfa Romeo, Lancia, Iveco (caminhões), Magneti Marelli (produção e comercialização de componentes automotivos).

Você sabia?
● Nos Estados Unidos, a marca FIAT teve pouco sucesso devido à fragilidade dos primeiros modelos, e o acrônimo “Fiat” tornou-se conhecido como “Fix It Again, Tony” (conserte-o de novo, Tony).

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Agenda

    • dezembro 2016
      S T Q Q S S D
      « nov    
       1234
      567891011
      12131415161718
      19202122232425
      262728293031  
  • Pesquisar