Infiniti

 

A marca INFINITI surgiu no mercado tendo como objetivo principal aliar luxo e sofisticação com agressividade e esportividade ao dirigir. Não somente conseguiu como fez de seus veículos verdadeiras máquinas que transformam movimento em emoção e prazer.
A história
Tudo começou em 1985 quando a montadora japonesa Nissan resolveu formar uma divisão, batizada de Horizon Task Force, para estudar o mercado americano de carros de luxo, que na época crescia em um ritmo alucinante, e concorrer com as marcas de luxo recém introduzidas de outras duas companhias japonesas, Toyota (Lexus) e a Honda (Acura). Com o resultado dos estudos e pesquisas em mãos a montadora resolveu formar uma divisão exclusiva para a produção de carros luxuosos. Pouco depois, em 1987, a divisão passa a se chamar oficialmente INFINITI, e começa o desenvolvimento do modelo batizado de Q45. Depois de mais de dois anos de pesquisa e desenvolvimento, no dia 8 de novembro de 1989, a INFINITI abriu oficialmente as portas de 51 concessionárias para vender ao público americano dois modelos de automóveis de luxo: o Q45, um sedan luxuoso de porte grande equipado com o motor V8 mais potente da sua categoria na época, além de suspensão ativa e outros recursos tecnológicos; e o M30, um cupê de luxo de duas portas, introduzido para competir com a BMW Série 5 e o Mercedes Benz Classe E.
O logotipo da marca INFINITI era uma moderna representação do Monte Fuji com o símbolo do infinito. Rapidamente, o modelo Q45, começou a “roubar” vendas da BMW e Mercedes-Benz. O terceiro modelo da marca foi introduzido em 1991 com o lançamento do INFINITI G20. No ano de 1994 a vendas ultrapassaram as 50 mil unidades pela primeira vez desde seu lançamento, provando que a marca IINFINITI era um enorme sucesso. Nos anos subseqüentes novos modelos foram sendo lançados no mercado, conquistando inúmeros prêmios e posicionando a INFINITI, definitivamente, como uma marca exclusiva e para poucos.


Entre os modelos introduzidos estavam os automóveis da série I, constituída por sedãs de porte médio, baseados no Nissan Maxima; e o QX4, uma Nissan Pathfinder modificada e muito mais luxuosa, marcando o ingresso na marca na categoria de veículos utilitários esportivos luxuosos de porte médio. Apesar disso, durante a década de 90, as vendas caíram bastante, especialmente devido à má situação financeira da Nissan, e por volta do ano 2000 a marca INFINITI quase desapareceu. Juntamente com a revitalização da Nissan, capitaneada pelo brasileiro Carlos Ghosn, a INFINITI passou por uma reformulação severa e ganhou foco na performance esportiva. Um exemplo disso aconteceu em 2002, quando a terceira geração do modelo Q45 debutou no mercado, provando que o automóvel continuava a ser um grande sucesso de vendas em território americano; ou em 2003, quando a marca lançou no mercado o INFINITI FX (um utilitário esportivo crossover cujas linhas tinham influência nos modelos da categoria cupê) e o INFINITI G35 (disponível nas versões sedan e cupê, esta última denominada G37 a partir de 2007, de porte médio).

Somente a partir de 2005, a empresa começou a expandir a marca INFINITI para outros mercados internacionais, que incluíam a Coréia do Sul, Taiwan, China, Rússia, México, Canadá, alguns países do Oriente Médio, e mais recentemente ao Japão e à China, provando que a NISSAN havia feito uma escolha certeira quando ingressou no lucrativo segmento de carros de luxo. Atualmente, a linha de modelos da INFINITI, que tradicionalmente foram baseadas em plataformas de modelos da Nissan, está sendo desenvolvida quase que de maneira independente, a fim de melhor delinear a marca sob os conceitos de luxo e performance. As concessionárias INFINITI, por exemplo, têm toda uma estrutura e arquitetura diferenciada.

A linha do tempo
2003
● Lançamento do INFINITI G35, modelo de porte médio oferecido nas versões cupê e sedã.
● Lançamento do INFINITI M35, um sedã luxuoso top de linha da marca.
● Lançamento do INFINITI FX, um crossover com influência das linhas cupê como o INFINITI G35, Nissan 350Z e Nissan Murano.
2004
● Lançamento do INFINITI QX, um utilitário esportivo de luxo de grande porte com amplo espaço para até oito passageiros equipado com muito luxo e conforto. O modelo era impulsionado por um motor V8 de 5.6 litros e 320 cavalos de potência.
2007
● Lançamento do INFINITI EX, um cupê crossover com tração integral permanente, menor do que o já conhecido utilitário FX. Uma das novidades introduzidas no EX era um sistema de monitoramento que proporcionava ao motorista visão completa por toda a volta do veículo, através do uso de quatro pequenas câmeras, muito útil ao estacionar. Outra era o que a montadora define como um escudo contra arranhões, proporcionado por uma camada de um verniz transparente criado para manter permanentemente o brilho da carroceria.
2008
● Lançamento do INFINITI G37 conversível, que começou a ser comercializado no ano seguinte.
2009
● Apresentação no Salão do Automóvel de Genebra, em comemoração aos 20 anos da marca, do conceito ESSENCE, modelo que une acabamento a uma moderna motorização híbrida composta por um motor a gasolina V6 3.7 bi-turbo com injeção direta de combustível e outro elétrico alimentado por baterias de lítio. A grife francesa Louis Vuitton assinou o design interior do ESSENCE como a cabine com muito couro Alcântara e detalhes cromados.

Os slogans
Inspired Performance.
Infiniti. Accelerating the Future.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1989
● Fundador: Nissan Motor Corporation
● Sede mundial: Tóquio, Japão
● Proprietário da marca: Nissan Motor Co.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Toshiyuki Shiga
● Presidente: Mark Igo (América do Norte)
● Diretor de design: Shiuro Nakamura
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Concessionárias: 280
● Vendas globais: + 120.000 unidades
● Presença global: 25 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 2.500
● Segmento: Automobilístico
● Principais produtos: Carros de luxo
● Slogan: Inspired Performance.
● Website: www.infinitiusa.com
A marca no mundo
Atualmente existem mais de 280 concessionárias da marca espalhadas por quase 25 países (entre eles Canadá, Estados Unidos, China, Coréia do Sul, Taiwan, Israel, Dubai, Arábia Saudita, Bélgica, Bulgária, República Checa, França, Alemanha, Grécia, Itália, Holanda, Polônia, Romênia, Russa, Espanha, Suíça, Ucrânia e Reino Unido), sendo quase 200 delas nos Estados Unidos. A marca INFINITI já vendeu mais de 1.2 milhões de automóveis desde seu lançamento no mercado.

Você sabia?
● Seus modelos de coupés e sedans recebem nomes com 1 letra, enquanto os utilitário esportivos recebem 2 letras como denominação. Após a(s) letra(s) segue uma referência à motorização do modelo. Por exemplo, um INFINITI QX56 é um modelo utilitário esportivo equipado com motor 5.6 litros.

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Agenda

    • dezembro 2016
      S T Q Q S S D
      « nov    
       1234
      567891011
      12131415161718
      19202122232425
      262728293031  
  • Pesquisar