Land Rover

 

Rústico ou luxuoso. Aventura, liberdade e muito, muito barro. É assim que os consumidores enxergam a tradicional e britânica marca LAND ROVER. Desde o primeiro modelo a marca passou a ser universalmente identificada com supra-sumo dos veículos de tração nas quatro rodas, inspirando luxo e aventura em todos os lugares do mundo.
A história
A LAND ROVER começou a surgiu em 1947 na Inglaterra após a Segunda Guerra Mundial. Na época, o veículo mais famoso era o Jeep Willys, que tinha participado em todos os teatros de atividade bélica da guerra. Os engenheiros da montadora Rover, estavam procurando um veículo novo para expandir os volumes de vendas, e compraram um modelo Willys para analisar. Foi fácil adaptar um motor Rover 1.6, desenvolver uma caixa de transferência melhor com roda livre, adaptar diversas tomadas de força e então começarem os testes. O novo modelo foi criado e desenhado no País de Gales pelos engenheiros e irmãos Spencer e Maurice Wilks, este último diretor de Designer da montadora Rover, na fazenda de propriedade da família localizada em Newborough, Anglesey. Em 30 de abril de 1948, a montadora lançou no mercado o primeiro LAND ROVER, no salão do automóvel de Amsterdã (Amsterdam Motor Show), posteriormente conhecido como Serie I. O chassis de número 861010 (um protótipo) foi entregue no palácio de Buckingham no outono deste ano. Ele foi transportado para Balmoral, onde o rei o utilizou no lugar de seu cavalo. Este veículo passou a ser muito utilizado nas fazendas para arar, puxar implementos agrícolas, carregar produtos e até animais, ou era usado para fins militares.
Em meados da década de 1950, a marca LAND ROVER já se tornara sinônimo de durabilidade e excelência no segmento de veículos Off-Road. Os primeiros automóveis da marca foram lançados nos mercados norte-americano e canadense em 1954. Três anos depois são lançados as versões com motor diesel, conhecido como 107 (distância em polegadas entre os eixos). Em 1959 a marca atinge os 250.000 veículos produzidos. Em 1966 é lançado o modeloSérie II, segundo modelo da marca, com alteração da carroceria, que ficou mais larga, a embreagem hidráulica e motor 6 cilindros como opcional. Nos anos seguintes a montadora introduziu no mercado modelos revolucionários como o RANGE ROVER, o veículo de luxo da marca, com motor V8 (Buick), freio a disco nas quatro rodas, tração permanente nas quatro rodas, molas helicoidais e carroceria semimonobloco, lançado em 1970; e o modelo Série III com distância entre eixos de 88 e 109 polegadas, motores mais potentes e freios com servo-assistência, em 1976.


O LAND ROVER de número um milhão saiu das linhas de produções da montadora em 1981. O sucesso dos modelos da marca na categoria “fora de estreada” culminou, em 1983, com a disputa do tradicional rali Camel Trophy exclusivamente com veículos LAND ROVER. Em 1994, a BMW comprou o Grupo Rover da empresa Britisth Aerospace e apresentou a segunda versão do clássico modelo Range Rover. Em 2003, a empresa alemã vendeu a divisão LAND ROVER para a empresa americana Ford Motor Company por £1.8 bilhões. No ano seguinte ocorreu a primeira edição do Land Rover G4 Challenge, uma nova categoria que visava rejuvenescer a marca e substituir o rali Camel Trophy. Em 26 de março a LAND ROVER foi comprada, juntamente com a Jaguar, pela montadora indiana Tata Motors, comandada pelo ousado empresário Ratan Tata, por US$ 2.3 bilhões.

A linha do tempo
1980
● Lançamento do RANGE ROVER de 5 portas.
1987
● O modelo RANGE ROVER é introduzido no mercado americano.
1989
● Lançamento dos modelos LAND ROVER 90 e 110, que ganharam motor 200 Tdi, e passaram a ter o nome de Defender em 1994.
1990
● Lançamento do modelo Discovery com novo motor 200 Tdi. A sua configuração totalmente nova apresentava muitas características de design próprias, como uma acentuada verticalidade, um perfil baixo e o teto desnivelado. E as inovações não se limitaram somente ao design. O novo modelo apresentou novas tecnologias avançadas, como a tração permanente nas 4 rodas e o lendário Controle de Descida de Declives (HDC) incluída de série.
1997
● Lançamento da segunda geração do RANGE ROVER. A nova carroçaria combinava linhas de estilo do modelo original com uma configuração mais contemporânea, enquanto as alterações mecânicas incluíam novas versões mais potentes do confiável motor V8.
1998
● Apresentação oficial do FREELANDER em setembro no Salão Automóvel de Frankfurt, um modelo com um apelo jovem. O novo e aclamado modelo era um conceito novo em veículos 4×4 no mercado de lazer, tendo monobloco, suspensão independente, controle de tração nas quatro rodas e controle eletrônico de descida. Em apenas um ano as vendas do modelo mais que duplicaram, fazendo deste o 4×4 mais vendido no Reino Unido.
1999
● Apresentação oficial da segunda geração do modelo DISCOVERY.
2001
● Anúncio de uma nova linha de modelos Freelander, equipada com um motor V6, um novo e bastante melhorado motor turbo diesel, uma nova transmissão automática (CommandShift), entre outras melhorias.
2002
● Apresentação da terceira geração do RANGE ROVER (NEW RANGE ROVER).
2004
● Lançamento do DISCOVERY 3, um modelo arrojado, puro e assertivo, totalmente novo que reformularia de novo a categoria dos SUV (sigla em inglês para Veículos Utilitários Esportivos) de luxo. Com um design extremamente elegante e funcional aliado a uma irrepreensível tecnologia, é inegavelmente o melhor todo-o-terreno de sete lugares que o mundo já conheceu. O modelo é conhecido nos Estados Unidos como LR3. Foi o primeiro produto da LAND ROVER feito totalmente pelo controle da Ford.
● Lançamento em junho de uma ampla linha de bicicletas, composta por 25 modelos, para satisfazer diferentes estilos e tipos de utilização. Todas as bicicletas são feitas de alumínio e custam entre £200-£900.
2005
● Apresentação do modelo RANGE ROVER SPORT, primeiro veículo da marca com ênfase para performance on-road. Com um melhor sistema de suspensão rebaixada e rodas de 18 polegadas, conjugavam uma dinâmica esportiva com os mais elevados níveis de conforto para o motorista e passageiros.
● Adoção do motor Jaguar AJ-V8 em substituição ao BMW M62 V8 na linha Range Rover.
2006
● Lançamento da segunda geração do FREELANDER (FREELANDER 2). No mercado americano o modelo é conhecido como LR2.


Uma experiência única
Estabelecida em 1998 a LAND ROVER EXPERIENCE, é atualmente a maior ferramenta de marketing da marca no mundo. Esta divisão da empresa possui vários centros espalhados pelo mundo, proporcionando aos usuários e proprietários de veículos LAND ROVER, além de convidados VIPS, uma experiência única de testar novos modelos e utilizar novas tecnologias, através de test-drive e eventos especiais. O evento conta ainda com a venda de produtos licenciados da marca através da LAND ROVER STORE.


Os slogans
Designed for the extraordinary. (2008)
Makes light workon heavy duty.
Go anywhere.
(1948)
The Land Rover Experience. (2002)
A man’s best friend. (2003)
Go Beyond. (2004)

Dados corporativos
● Origem: Inglaterra
● Lançamento: 30 de abril de 1948
● Criador: The Rover Car Company
● Sede mundial: Gaydon, Warwickshire
● Proprietário da marca: Tata Motors
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Ratan Tata
● CEO: Phil Popham
● Faturamento: US$ 1.2 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Fábrica principal: Solihull, Inglaterra
● Vendas globais: 226.395 veículos (2007)
● Presença global: 147 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: Grã-Bretanha, Estados Unidos, Rússia e Itália
● Funcionários: 13.000
● Segmento: Automotivo
● Principais produtos: Automóveis utilitários
● Ícones: O logotipo oval e o modelo Defender
● Slogan: Designed for the extraordinary.
● Website: www.landrover.com

A marca no mundo
Além da fábrica no Brasil (inaugurada em 2000), a LAND ROVER mantêm unidades de montagem na África do Sul, Marrocos, Malásia, Quênia, Turquia, Zimbábue e na fábrica principal na Inglaterra (Solihull perto de Birmingham) e em Halewwod (perto de Liverpool). O modelo Defender evoluiu gradativamente, tornando-se o carro-chefe da marca em mais de 120 países onde é comercializado. A montadora nunca vendeu tantos carros como em 2007. Ao todo foram comercializados 226.395 veículos, um recorde absoluto que marcou a melhor atuação em toda a história da empresa. No Brasil, onde possui cerca de 30 concessionárias espalhadas por 21 cidades, a marca também registrou recorde histórico de vendas em 2008, com 4.440 unidades vendidas, o que colocou a empresa na liderança do segmento de automóveis de luxo.

Você sabia?
● A LAND ROVER era a marca mais rentável da Ford Motor Company até ser vendida em 2008, e desde seu lançamento já comercializou mais de 4 milhões de automóveis.

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s