Nissan

 

Os veículos da NISSAN podem ser vistos rodando em fazendas, participando de ralis e andando pelas ruas de cidades. Adaptados, independente do terreno e do clima, para sempre rodar em alta performance, chamam a atenção não somente por sua versatilidade, mas também pela sua moderna e arrojada linha de design.
A história
A história da NISSAN começou em 1911 quando nasceu a Kwaishinsha Motor Car Company, num bairro de Tóquio chamado Azabu-Hiroo, pelas mãos de Masujiro Hashimoto e com o suporte financeiro de três parceiros de negócio, Kenjiro Den, Rokuro Aoyma e Meitaro Takeuchi. Três anos depois, a empresa já produzia o Modelo 41, batizado com o nome de DAT (lebre em japonês), retirado das primeiras letras dos nomes dos financiadores do projeto: Den, Aoyma e Takeuchi. O Dat 41 era um carro simples e convencional, mas luxuoso. Tinha um motor de um cilindro com 15 cavalos de potência e transportava confortavelmente cinco pessoas. Em 1917 a empresa é comprada pela sua própria rede de revendas, tornando-se a Dat Motor Vehicle Co. A nova empresa produziu a segunda geração de automóveis DAT, chamado Modelo 51.
No ano seguinte alteraria o seu nome para Kwaishinsha Motorcar Co., lançando os primeiros caminhões DAT para fins militares. Em 1925 voltaria a alterar o seu nome para DAT Motorcar Co. e um ano mais tarde devido às fracas vendas dos seus caminhões, começava uma longa série de fusões. Em agosto de 1931, a DAT introduz um novo modelo de automóvel equipado com um motor de quatro cilindros. A sua concepção se baseava na economia, confiabilidade e facilidade de utilização e o novo DAT integrava-se na classe dos mini-carros. Por isso, o novo automóvel foi chamado de DATSON, do inglês Son, “o filho de Dat”. No ano seguinte, o sufixo “Son” é alterado para “Sun” e nasce a marca DATSUN.


Em dezembro de 1933, como resultado das inúmeras fusões, a última delas entre a Tobata Imono Co. e a Jidosha Seizo Kabushiki-Kaisha Co. (Fabricante de Automóveis, em japonês) surge a Nihon Sangyo Co., uma empresa cujo propósito era produzir e distribuir os veículos e peças Datsun da Tobata Imono Co. Somente em junho do ano seguinte nasce a NISSAN (palavra que significa “indústria japonesa”). Consta que NISSAN era a abreviação na Bolsa de Valores de Tóquio para a empresa NIppon SANgyo. Ainda neste ano são exportadas as primeiras unidades do modelo Datsun, para a Ásia, América do Sul e Central, num total de 44 automóveis. Em 1935 foi iniciada a operação na fábrica de Yokohama, a primeira no Japão a montar automóveis em grande escala.


Em 1941, após ter atingido um pico de 20.000 veículos, a montadora interrompe a produção devido a Segunda Guerra Mundial. Somente com o fim do conflito, em 1947, a produção de veículos de passageiros Datsun é retomada. Foi neste mesmo ano que a montadora desenvolveu e construiu seu primeiro veículo elétrico batizado de Tama, fruto do programa governamental de desenvolvimento de fontes energéticas alternativas. Alguns anos depois, em 1951, a NISSAN serve-se da sua experiência na manufatura de veículos militares – adquirida durante a 2ª Guerra Mundial – para criar uma lenda, o Patrol, fruto da necessidade do exército japonês de dispor de um veículo para todo terreno, potente e ágil, com tração nas quatro rodas. O veículo 4X4 de 85 Cv e 6 cilindros superava o americano Jeep Willis em termos de capacidade de carga e potência. No ano seguinte inicia-se uma greve dos trabalhadores das fábricas da NISSAN que teria duração de dois anos. Este longo período de inatividade quase leva a empresa à falência.


Em 1958, os veículos Datsun despertam a atenção dos visitantes do “Los Angeles Imported Car Show”. São então firmados contratos de concessão nas cidades de Los Angeles e Nova Iorque, dando-se assim início às exportações para os Estados Unidos. A primeira fábrica a ser montada fora do país do sol nascente foi em Taiwan, em 1959. Pouco depois, em 1960, é fundada a Nissan Motor Corporation nos Estados Unidos, com sede em Los Angeles, expandindo-se no ano seguinte para o México e logo depois para a Europa. Em 1966 a NISSAN funde-se com a Prince Motor Company. Isto acrescenta ao grupo, um brilhante conjunto de engenheiros assim como os modelos de renome “Skyline” (introduzido em 1957) e “Gloria”. Ainda nesse ano é exportado o primeiro automóvel para a Europa, com destino à Noruega. Em 1969 é introduzido no mercado o lendário 240Z é lançado. O motor 2.4 litros de 6 cilindros em linha com 150 Cv oferecia a performance de um Porsche pela metade do preço.


A década de 70 tem início com o desenvolvimento de motores marítimos, ingressando em um grande mercado. Com a crise petrolífera de 1973, a NISSAN aumentou as suas vendas nos Estados Unidos, muito graças aos pequenos carros utilitários com ares de esportivo como o NISSAN Sunny, que alcançou altos índices em testes de consumo de combustível, dirigidos pela agência americana de proteção ambiental. Em 1976 o sucesso internacional da NISSAN leva-a a alcançar o primeiro lugar do mundo em exportações. No mês de janeiro de 1980, adquire participação na Motor Ibérica, em Barcelona, estabelecendo assim a sua primeira fábrica em solo europeu, a NMISA – Nissan Motor Ibérica, SA. Somente em 1983, após terem sido vendidos com a marca Datsun, os veículos comercializados em todo mundo unificam-se sob a marca NISSAN. No início da década de 90, a subsidiária inglesa inicia a produção do modelo Primera em solo europeu, que viria a conquistar numerosos prêmios, nomeadamente o de Carro do Ano em diversos países, entre os quais Portugal. Outra novidade desta década foi o início, em 1997, pela primeira vez, da comercialização de um veículo elétrico, o Prairie Joy EV, destinado ao mercado japonês.

Em 1999, a história da marca registra um momento decisivo com a assinatura de uma aliança estratégica com a Renault. Visando o fortalecimento de ambas as marcas, esta aliança constituiu o quarto construtor mundial da atualidade e abriu novas perspectivas de crescimento quer para a NISSAN, quer para a sua parceira Renault. O brasileiro Carlos Ghosn, visto como um detalhista pragmático, assumiu o cargo de CEO e resgatou a NISSAN da beira da falência. Nesse mesmo ano o milionésimo Primera é vendido na Europa.

Em 2006 a NISSAN anunciou que sua produção mundial acumulada alcançava a marca histórica de 100,14 milhões de veículos no final de junho, convertendo-se na segunda empresa japonesa do mercado automobilístico a ultrapassar a cifra, depois da rival Toyota. Em 13 de maio de 2008 a montadora anunciou seu plano estratégico para o período de 2008 a 2012, chamado Nissan GT 2012. “G” significa crescimento (growth) e “T”, confiança (trust). Suas três principais metas são liderança em qualidade, liderança em modelos de emissão zero e crescimento médio de 5% nas receitas a cada ano. Hoje, quase um século depois, a empresa é um dos mais abrangentes construtores de automóveis, com fábricas e operações comerciais nos cinco continentes.
A linha do tempo
1959
● Lançamento do DATSUN BLUEBIRD, revelando-se de imediato um sucesso no mercado japonês. Este foi um dos modelos de maior sucesso da montadora em toda sua história.
1969
● Lançamento do cupê 240Z, que dominou o mercado americano aliando visual moderno e alta performance com excelente relação custo-benefício. O modelo transformou-se num sucesso de vendas.
1976
● Lançamento do NISSAN MAXIMA, um sedan de porte médio-grande desenvolvido especialmente para o mercado norte-americano. O modelo era uma versão mais luxuosa do famoso Datsun Bluebird.
1982
● Lançamento do sedan compacto NISSAN SENTRA. Traseira curta, entre-eixos longo e linha de cintura alta, assim é o visual do novo SENTRA, introduzido em 2007, ao primeiro olhar. Veloz, estável, silencioso e confortável, são as primeiras impressões que o modelo deixa ao dirigir. O novo modelo é a sexta geração do SENTRA, que já vendeu mais de 3.5 milhões de unidades desde o lançamento.
● Lançamento do mini carro NISSAN MARCH, conhecido na Europa e Canadá como NISSAN MICRA.
1986
● Lançamento do NISSAN NAVARA, que viria a tornar-se numa das caminhonetes mais conhecidas do mercado.
1987
● Lançamento da PATHFINDER. Com as vendas em alta e a concorrência cada vez mais forte, a NISSAN promoveria em 1996 a primeira reestilização completa no modelo: a plataforma cresceu, o estepe foi deslocado da tampa traseira para o assoalho sob o porta-malas, o interior recebeu nova arquitetura, muitos itens de conforto e de segurança e o V6 ganhou maior capacidade cúbica. A remodelação visava maior conforto dos ocupantes, pois a marca percebeu que grande parte dos compradores usava o veículo para rodar na cidade e em viagens pelo asfalto, raramente na terra. O conceito de dirigibilidade de automóvel de passeio em carroceria de utilitário-esportivo passou a ser perseguida pela NISSAN. Atualmente em sua 3ª geração, lançada recentemente, teve sua capacidade aumentada para 7 pessoas, incluindo o motorista.
1988
● Lançamento da caminhonete LIFEGUARD, um grande sucesso da marca japonesa.
1990
● Lançamento do NISSAN PRIMERA, um sedan medio-grande desenvolvido especialmente para o mercado europeu.
1993
● Lançamento da NISSAN QUEST, minivan de porte grande desenvolvida especialmente para o mercado norte-americano. Atualmente o modelo está na terceira geração.
● Lançamento do NISSAN ALTIMA, um sedan de porte médio desenvolvido especialmente para o mercado norte-americano.
1999
● Lançamento da NISSAN FRONTIER, picape de porte médio da NISSAN desenvolvida visando especialmente o mercado norte-americano.
2001
● Lançamento do utilitário esportivo compacto NISSAN X-TRAIL, um veículo leve, compacto e com excelente dirigibilidade.
2002
● Lançamento do NISSAN 350Z, dando continuidade à linha de carros esportivos da marca. Considerado um mito entre os carros esportivos, ele resgata a tradição da NISSAN em produzir veículos que aliam tecnologia, design e desempenho.
2003
● Lançamento do utilitário esportivo de porte médio NISSAN MURANO, desenvolvido especialmente para o mercado norte-americano.
● Lançamento da caminhonete de porte grande NISSAN TITAN.
2004
● Lançamento do NISSAN ARMADA, utilitário esportivo de porte grande desenvolvido especialmente para o mercado norte-americano com base na caminhonete NISSAN TITAN.
2005
● Lançamento do NISSAN VERSA (conhecido também como NISSAN TIIDA), um hatch médio é disponibilizado em versões hatch e sedan. O modelo é uma peça importante dentro da estratégia da marca, pois reúne a um só tempo amplo espaço interno em uma carroceria compacta, acabamento primoroso, confiabilidade mecânica e desenho moderno por um custo-benefício atraente.
2006
● Lançamento no Japão do caminhão híbrido ATLAS 20.
● Lançamento do NISSAN LIVINA GENISS, um monovolume de 7 lugares apresentado pela NISSAN em parceira com a Dongfeng Nissan Passenger Vehicle Company da China. Atualmente a família, composta pelo modelo de sete lugares e uma versão menor de apenas cinco lugares (NISSAN LIVINA) é comercializada com muito sucesso em mercados em franco crescimento como China, Indonésia, África do Sul, Tailândia, Filipinas, Malásia e Taiwan.
2007
● Lançamento do crossover NISSAN QASHQAI (conhecido como NISSAN DUALIS no Japão, NISSAN ROUGE nos Estados Unidos e NISSAN CCUV na China). O modelo apresenta um interior prático e funcional, sem deixar de lado o estilo esportivo, com aplicações cromadas no desenho do volante e painel de instrumentos. Assim como nos jipes, oferece um assento elevado para se dirigir, aumentando a sensação de segurança e robustez. O porta-malas oferece uma capacidade de 410 litros.
● Lançamento do NISSAN GT-R, ícone dos superesportivos no mundo, que acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos impulsionado por um V6 Biturbo de 483cv. Apresentado no último Salão de Tóquio e lançado comercialmente em junho, a quinta geração deste legendário superesportivo traduz com perfeição o DNA dos produtos Nissan: paixão por dirigir, inovações amigáveis e um design que emociona. No Japão as vendas iniciaram em dezembro e nos Estados Unidos apenas em 2008.
As picapes
Desde 1934, quando surgiu sua primeira picape, a NISSAN vem evoluindo a cada ano com constantes estudos e pesquisas de novos projetos e avançadas tecnologias.Ao longo destes anos ela sempre foi reconhecida mundialmente por sua vocação no segmento de veículos 4×4. Foi a NISSAN que em 1959 popularizou as chamadas picapes compactas no mercado americano com o lançamento da Datsun 1000, sua primeira picape vendida nos Estados Unidos. Era equipada com um motor de 1.000cc, 4 cilindros com 37 cavalos de potência e capacidade de carga de um quarto de tonelada. No ano seguinte ganhou um motor com 1.200cc e 60 cavalos de potência. Os consumidores descobriam que as picapes pequenas eram fáceis de manobrar, agradáveis de dirigir e poderiam ser utilizadas para lazer e trabalho. Sua aceitação cresceu enormemente. A remodelada Datsun 320 chegou ao mercado americano em 1961, mas foi com a introdução da picape Datsun 520 em 1965 que causou um aumento expressivo de vendas, passando de algumas centenas de unidades por ano para mais de 15.000. No primeiro ano de vendas a picape Datsun 520 tornou-se a mais vendida picape importada nos Estados Unidos – título que a empresa conquistou por mais de uma década.
Nas quatro décadas seguintes, a NISSAN continuou liderando o segmento, introduzindo um grande número de inovações nas picapes compactas: em 1969, foi a primeira picape compacta com capacidade de carga de meia tonelada; em 1975, a primeira picape compacta com caçamba estendida; em 1977, a primeira com cabine estendida; em 1983, a primeira picape compacta a ser produzida em solo americano por uma empresa estrangeira; e em 2001, a primeira montadora a utilizar supercharger (turbo) de fábrica em picape compactas. Um dos modelos mais famosos, a NISSAN Pathfinder, foi lançada em 1987 como uma ofensiva da montadora japonesa no mercado americano: os alvos da marca eram o Jeep Cherokee, o Toyota 4Runner, o Chevrolet Blazer e o Ford Bronco II, modelos pertencentes ao então crescente segmento dos utilitários esportivos. Com DNA do Patrol, o utilitário Nissan criado em 1951, a Pathfinder era equipada com motor V6 3.0 de 140 cv de potência e câmbio manual de cinco marchas (o automático de quatro velocidades era opcional). A princípio, só era oferecida na configuração duas portas e tração 4×2. Só em 1990 seria apresentada a carroceria quatro portas. Outro modelo de enorme sucesso, a NISSAN Frontier, foi introduzida em 1997. Ela possui a maior caçamba da categoria (cabine dupla), contando nos Estados Unidos com uma potente versão com motor V6 (210hp) e tração 4×4. Atualmente produzida nos Estados Unidos, Japão, Tailândia, África do Sul e agora no Brasil, as vendas da NISSAN Frontier, superam as 250.000 unidades/ano no mundo.
No segmento de luxo
A NISSAN começou a pensar em ingressar no segmento de automóveis de luxo no ano de 1985 quando resolveu formar uma divisão chamada Horizon Task Force para estudar o mercado americano neste segmento. Com o resultado dos estudos em mãos e vislumbrando uma ótima oportunidade, a montadora resolveu formar uma divisão para a produção de carros luxuosos. Em 1987 a divisão passa a se chamar INFINITI e começa o desenvolvimento do modelo batizado de Q45. Finalmente em 8 de novembro de 1989 a Infiniti abriu as portas de 51 concessionárias para vender ao público americano dois modelos de automóveis de luxo: o Q45, um sedan luxuoso, e o M30 um coupe de luxo. Era um início de uma marca de sucesso.
Design e tecnologia
Um dos principais motivos para o sucesso dos modelos da montadora é o forte investimento em design, que se tornou fundamental para a identidade da marca NISSAN. Localizado nas dependências do Nissan Technical Center(inaugurado em 2005), em Atsugi, município de Kanagawa, o estúdio que concentra as atividades globais de design da NISSAN é um enorme e moderno complexo que ocupa uma área de 42.000m². Instalado em uma colina com florestas densas, escondida da estrada, o centro de design totalmente branco se parece com um daqueles redutos habitados pelos vilões dos filmes de James Bond. Cerca de 600 designers e outros funcionários ocupam estúdios conectados por um corredor de aproximadamente 300 metros de comprimento e largura suficiente para a passagem de dois carros. A estrutura do centro de design tem como objetivo estreitar as relações entre áreas de design, planejamento de produtos, engenharia e fornecedores.
Nissan Technical Center
Á poucos quilômetros está localizado o novo Centro de Tecnologia Avançada (conhecido pela sigla NATC) da NISSAN, inaugurado em 2007. Seu interior possui um átrio com sete andares de altura que permite uma visão sem obstáculos do térreo, onde os próximos veículos a ser lançados são analisados pelos fornecedores. O centro de tecnologia está organizado com ênfase em duas áreas principais de pesquisa: tecnologia voltada para a sustentabilidade ambiental (motores primariamente elétricos e híbridos, estudos para redução de CO2) e segurança (carros por comando remoto, que serão dirigidos automaticamente, para proteger os passageiros, pedestres e outros motoristas). Em um esforço para elevar o moral dos empregados, é exigido que todos os dois mil trabalhadores do centro de tecnologia não permaneçam no prédio depois das oito da noite. Além disso, a NISSAN tem estúdios de design em seis locais: dois no Japão (Atsugi e Harajuku), dois nos Estados Unidos (San Diego e Detroit), um no Reino Unido (Londres) e um em Taiwan (Miao Li Hsien).
O carro elétrico conceito Pivo 2
O conceito SHIFT_
A filosofia, que define a NISSAN como líder organizacional é descrita numa só palavra: SHIFT_. SHIFT_ em português significa transformar. É uma palavra que representa a paixão e compromisso da NISSAN em transformar tudo o que toca em sucesso. SHIFT_ capta a paixão e o compromisso que ressuscita e conduz ao futuro. Tudo na NISSAN segue o conceito SHIFT_: o modo de olhar para aquilo que a princípio está certo, mas que pode melhorar. SHIFT_ é o conceito de ter a liberdade de mudar radicalmente para uma direção melhor. É olhar o mundo de uma maneira diferente. SHIFT_ com a NISSAN. Esta é a filosofia da NISSAN para as relações entre colegas, clientes, parceiros de negócios, acionistas, e para com a sociedade e ambiente.
A evolução visual
Em meados de 1981 é estabelecido um novo programa de identidade corporativa. O nome NISSAN passaria a ser utilizado em todos os novos produtos produzidos pela Nissan Motor Co., sendo abolida a designação DATSUN. Em dezembro de 1982, um novo logotipo da marca é introduzido. A moldura azul (cor do céu e do sucesso na cultura japonesa) e um círculo vermelho ao fundo (que representam a luz do sol e a sinceridade) remetem ao provérbio “sinceridade leva ao sucesso”. Era a primeira vez que a palavra NISSAN aparecia no logotipo. Antes disso, os veículos eram comercializados sob a marca DATSUN.
A alteração do antigo design 2D (vermelho e azul) para o atual 3D (prateado) seguiu uma tendência mundial das montadoras de veículos. Mas para a NISSAN, o real sentido da alteração foi apresentar seus veículos de uma forma mais ousada e inovadora frente à concorrência. A logomarca da NISSAN agrega um novo espírito aos valores corporativos da empresa, mantidos desde a sua fundação. Enquanto representa a força do passado, ela simboliza a energia da nova NISSAN. A nova logomarca pôde ser vista pela primeira vez na nova geração do sedan Cima, lançado em 12 de janeiro de 2001. A nova logomarca combina um círculo representando o sol nascente atravessado por uma faixa significando a honestidade. Todo este simbolismo tem o sentido de“honestidade encontra o céu”, ou seja, se você der o melhor de si e for honesto em seu trabalho, suas boas intenções alcançarão os céus, abrindo o caminho para o sucesso. Ela também adiciona um design forte e ousado a toda essa tradição. No Brasil, o modelo Pathfinder SE 3.5L foi o primeiro a usar a nova logomarca em 2002.
Propagandas que fizeram história
A NISSAN é uma das poucas montadoras que trabalha com maestria a comunicação de seus modelos, especialmente sua linha de utilitários. Com campanhas criativas e conceituais transformou sua divisão de utilitários em um verdadeiro ícone da comunicação mundial. Inúmeras campanhas publicitárias criativas foram criadas como em 2002 quando utilizando o slogan “Pense Grande” (THINK BIGGER) para o lançamento da nova linha de pick-up 2002, deu um significado totalmente novo e criativo a esse conceito. São de duas palavras simples como “Think Bigger” que derivam todo o conceito e espírito irreverente dos anúncios da campanha. Satirizando situações que mostram o homem e seus pequenos e delicados bichos de estimação, os anúncios nos mostram que o proprietário de uma picape NISSAN é alguém que pensa grande.

Outra campanha recente, criada pela agência TBWA de Paris para os modelos da marca chamados Four Wheel Drive que englobam os veículos Patrol, X-Trail, Pathfinder, Navara e Murano, fez enorme sucesso. Para mostrar toda versatilidade destes modelos podemos ver no comercial cada um deles superando obstáculos naturais. Porém, ao superarem esses obstáculos os veículos se transformam em animais como puma, aranha, cobra e crocodilo, que possuem capacidades naturais para transpassar com tremenda facilidade os obstáculos que aparecem pela frente. O comercial é encerrado com a frase“Nissan 4X4s – Naturally Capable”. Clique no ícone abaixo para assistir o commercial.

Os slogans
Shift_the way you move. (2008)
Shift_expectations.
Enjoy the rides.
You can with a Nissan.
Just wait you drive it.
Designed to improve your performance.
(Nissan Primera)
The Micra. Ask before you borrow it. (Nissan Micra)
The most reliable member of your family. (Nissan Almera)
Dados corporativos
● Origem: Japão
● Fundação: 1933
● Fundador: Masujiro Hashimoto, Kenjiro Den, Rokuro Aoyma e Meitaro Takeuchi
● Sede mundial: Tóquio, Japão
● Proprietário da marca: Nissan Motor Co.
● Capital aberto: Sim
● Chairman: Itaru Koeda
● CEO: Carlos Ghosn
● Faturamento: US$ 108.2 bilhões (2007/2008)
● Lucro: US$ 4.82 bilhões (2007/2008)
● Valor de mercado: US$ 12.2 bilhões (fevereiro/2009)
● Fábricas: 28
● Produção: 3.708.074 veículos (2008)
● Presença global: 190 países
● Presença no Brasil: Sim (1 fábrica)
● Funcionários: 159.300
● Segmento: Automotivo
● Principais produtos: Carros e caminhões
● Outros negócios: A marca de automóveis de luxo Infiniti
● Slogan: Shift_the way you move.
● Website: www.nissan.com
A marca no Brasil
Após assumir a importação e comercialização de seus produtos no país em 1998, a NISSAN escolheu o Brasil como base estratégica para se estruturar no Mercosul. Essa definição foi reforçada em 1999 após a Aliança com a Renault, que passou a dar suporte local para que a montadora consolidasse sua estratégia de expansão neste mercado. Em dezembro de 2001, a NISSAN inaugurou, em conjunto com a Renault, a primeira fábrica da Aliança no mundo, situada no Complexo Ayrton Senna em São José dos Pinhais, estado do Paraná. Nesta planta iniciou a produção das versões cabine dupla e simples da picape Frontier e do utilitário esportivo Xterra. No processo de implantação de sua rede de concessionárias no país, a NISSAN saiu dos 17 pontos de vendas em 1998 para uma cobertura em todo o território nacional atingindo 65 pontos de venda em maio de 2007.
Outro importante acontecimento no país é o anuncio do plano SHIFT_mercosul, que prevê o lançamento de 6 novos modelos até 2009, além da duplicação da rede de concessionárias e de investimentos da ordem de US$ 150 milhões durante o período. Desde o anúncio do Plano, a empresa lançou o Nissan Murano, o Novo Nissan Sentra, o Nissan Tiida, o Novo X-Trail, a Nova Frontier Nacional e programou para 2009 o lançamento do Livina. Atualmente, a empresa faz estudos para a introdução de outros novos produtos no mercado. A linha de produtos oferecidos aos clientes pela Nissan no Brasil é constituída hoje pelos modelos fabricados no Brasil (as versões cabine dupla e simples da picape Frontier e o utilitário esportivo Xterra), e pelos importados sedã Sentra, o hatchback Tiida, o crossover Murano, o cupê esportivo 350Z e os utilitários esportivos Pathfinder e X-TRAIL.

A marca no mundo
A NISSAN é a terceira maior montadora japonesa, atrás apenas da Toyota e Honda, vendendo cerca de 3.7 milhões de automóveis e veículos comerciais em 190 países, empregando mais de 159 mil funcionários. A montadora tem 28 fábricas espalhadas por 18 países como Japão, Inglaterra, Brasil, México, Espanha e Estados Unidos, contando ainda com 10.000 concessionárias, 11 centros de Pesquisas e Desenvolvimento e 6 estúdios de design.

Você sabia?
● Após a aliança com a francesa Renault em 1999, a NISSAN produziu 20 milhões de veículos.

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