Cadillac

Cadillac

 

Se existe uma montadora de automóvel que virou sinônimo de carros grandes e limusines, essa marca é a CADILLAC. Poucas marcas definem a ousadia norte-americana em desenho automobilístico como ela.
A história
A história começa em 1890, quando Henry Martyn Leland se uniu a Robert C. Fauconer para fundar em Detroit a Leland. Falconer & Norton, uma empresa especializada em produzir conjuntos de engrenagens e ferramentas de precisão. Leland possuía uma grande experiência com equipamentos mecânicos, pois havia trabalhado antes na indústria de armas Colt e na Brown & Sharp que produzia micrômetros e outros equipamentos de precisão, adquirindo, assim, sua obsessão pela precisão. A crescente demanda por bicicletas do final do século XIX fez com que a empresa prosperasse como fornecedora de engrenagens. Na virada do século, um construtor de automóveis chamado Ramson Eli Olds contratou a empresa, agora chamada L & F, para produzir conjuntos de transmissões para seus carros que não apresentassem os problemas de ruídos que as feitas por ele próprio estavam tendo, e que pudessem ser intercambiadas entre carros sem necessidade de remanufatura.
Tamanho foi o sucesso das transmissões feitas pela L & F que esta ganhou em 1901 um contrato para fornecer cerca de 2.000 motores para Olds. Os motores construídos por Leland forneciam uma potência 3.7 HP contra os 3.0 HP dos motores fornecidos pelos irmãos Dodge para a mesma Olds, atingindo ainda maior velocidade com menor atrito do que os motores de seu concorrente. Ainda não satisfeito com a performance de seus motores, Leland usou toda a sua experiência para aperfeiçoar o motor original desenvolvendo um novo motor capaz de atingir 10.25 HP, o qual foi oferecido a Olds. No entanto a empresa estava satisfeita com o resultado das suas vendas e preferiu não investir no novo motor que aumentaria os seus custos e demandaria tempo para adaptar o método de construção de seus carros.


Em agosto de 1902 dois investidores, William Murphy e Lemuel W. Bowen, procuraram Leland para oferecer-lhe uma empresa que estava sendo liquidada. Essa empresa fundada em 1899 com o nome de Detroit Automobile Company, produziu alguns poucos carros e faliu em 1900. Em 1901 foi reerguida e reorganizada pelo seu mecânico chefe que a rebatizou com o seu próprio nome, chamando-a de Henry Ford Company. Porém depois de três meses a empresa estava novamente falida e Henry Ford, ele mesmo, que fundaria a FORD pouco depois, deixou a sociedade. Os investidores então procuraram Leland com o objetivo de oferecer-lhe para venda a fábrica e o maquinário. Após inspecionar a fábrica, ele teve uma grande idéia e procurou os investidores com o objetivo de convencê-los a desistirem de se desfazerem do empreendimento. Ele demonstrou que acreditava no futuro do automóvel e que tinha-lhes a oferecer um novo motor, o mesmo que foi oferecido anteriormente a Olds, com quase o triplo da potência dos que eram usados por esta e que apresentava muito menos problemas que os demais disponíveis no mercado. Impressionados com a oferta de Leland, os investidores não só aceitaram sua idéia como também o colocaram no comando da nova empresa. Oficialmente no dia 22 de agosto de 1902, na cidade de Detroit, surgia CADILLAC. O primeiro carro (um monocilindro) da nova montadora ficou pronto em 17 de outubro e foi desenhado e projetado pelo próprio Henry Leland. O veículo era alto devido às péssimas estradas norte-americanas da época.


No ano seguinte a montadora expôs no salão do automóvel de Nona York o novo modelo CADILLAC por US$ 850 e obteve 2.286 pedidos, terminando o ano com 2.500 carros produzidos. Em 1905 a empresa lança o CADILLAC Osceola, cilíndrico único, sendo o primeiro passo para a produção de carros com capota totalmente fechada. O sucesso da montadora chamou a atenção da General Motors, que pagou cerca de U$ 5.6 milhões pela CADILLAC em 1909. Nesse mesmo ano a primeira limusine do mundo. A CADILLAC revolucionou o mercado de automóveis nos anos seguinte com a apresentação de novidades técnicas como os carros totalmente fechados, e a partida automática em substituição as antigas e desconfortáveis manivelas. Durante a Primeira Guerra Mundial, os motores aeronáuticos tiveram um grande desenvolvimento técnico. Leland queria apostar tudo no motor aeronáutico Liberty, dedicando a ele 100% de sua capacidade produtiva. O conflito com Durant foi inevitável e, em conseqüência, ele e seu filho se retiraram da GM em junho de 1917 e formaram a Lincoln Motor Co., que seria mais tarde a grande rival da CADILLAC.


No ano de 1924 a empresa oferecia uma grande quantidade de cores e pinturas cromadas, enquanto as outras montadoras somente ofereciam a cor preta. Nesta década a montadora inova mais uma vez ao se tornar a primeira empresa do setor a utilizar um designer, Harley Earl, no lugar de um engenheiro para projetar a carroceria de seus carros em 1927. No ano seguinte, a GM também incorporou duas grandes empresas que produziam carrocerias exclusivas para CADILLAC, a Fisher e a Fleetwood, o que contribuiu bastante para o aprimoramento da linha de automóveis da marca. Na verdade os métodos de precisão criados por Leland, associados ao pioneirismo no uso de tecnologias de ponta criou uma imagem de qualidade e confiabilidade em torno da marca. Um outro fator que muito contribuiu para aumentar o prestígio da marca foi o fato dela ter se tornado a preferida pela emergente classe artística de Hollywood dos anos 20 em diante. A imagem de artistas dessa época como Clara Bow, Willian Boyd, Joan Crowford, Dolores Del Rio e Marlene Dietrich, chegando em automóveis CADILLAC nas “Avant Premiére” de seus filmes acabaram emprestando a marca muito do “Glamour” da Hollywood desses anos. Outras classes que também adotaram os modelos da marca foram os chefes de estado, membros da nobreza, magnatas, artistas de outras áreas e intelectuais renomados. Os modelos da CADILLAC também eram bastante apreciados pelos “gangsters” da época, haja vista que a sua potência extra os dava capacidade de fuga rápida nas situações de perigo. Dentre eles Al Capone foi um dos maiores entusiastas da marca.

Em virtude da queda nas vendas durante a grande depressão americana, em 1932, a GM por pouco não descontinuou a produção dos modelos CADILLAC, porém após reformulações na sua estratégia de marketing a empresa voltou a se recuperar a partir de 1934. Outras inovações tecnológicas continuaram a ser incorporadas a linha CADILLAC, como a opção pelos motores V-12 e V-16 oferecidas a partir de 1930; a primeira marca a adotar o uso de parafusos Phillips, que diminuía o tempo de montagem de seus carros, assim como foi pioneira ao oferecer os primeiros carros de luxo com transmissão automática. Os modelos de 1938 sofreram uma grande re-estilização de sua carroceria que lhes deu uma aparência mais moderna: sua frente se tornou mais pronunciada e aparecendo, pela primeira vez, palavra CADILLAC gravada no pára-choque frontal. Antes da Segunda Guerra Mundial, em 1941, a frente dos automóveis CADILLAC foi inteiramente redesenhada, tendo-se adotado o estilo que prevaleceria até 1948. A grade do radiador passou a ocupar quase toda a frente do carro que ficou mais reta, a tampa do capô mais larga na frente e mais alta, e os faróis foram incorporados aos pára-lamas.

Como toda a indústria automobilística americana, a CADILLAC interrompeu a produção de carros em 1942 em virtude da Segunda Guerra Mundial, e se concentrou na produção de itens militares Como os tanques M-24 Chaffee, as transmissões Hidra-Matic para blindados e os motores Allison para os aviões. No período pós-guerra a demanda por carros novos nos Estados Unidos foi muito intensa e entre os modelos mais procurados estavam justamente os da CADILLAC. Estes voltaram a ser produzidos ainda no final de 1945, quando foi lançada a linha para 1946, e nada mais eram que os modelos de 1942 com poucas alterações. Porém foi em 1948 que iniciou a era de maior prestígio da marca: nesse ano Franklyn Q. Hershey, um dos designers da divisão de Harley Earl, introduziu na linha CADILLAC os famosos rabos-de-peixe, inspirados na indústria aeronáutica, que iriam influenciar o desenho não só dos automóveis da marca como também o de praticamente todos os carros americanos por toda a década de 50.

Em 1949 a montadora porduz seu carro de número um milhão. Os anos 50 foram a época em que os automóveis CADILLAC, sendo o produto de maior apelo visual da GM, tornaram-se verdadeiros sonhos sobre rodas, repletos de exuberantes pára-choques cromados que refletiam toda a euforia econômica em que vivia a América do pós guerra. A partir dos anos 60, seguindo a tendência da indústria automobilística da época, os automóveis da marca tornaram-se menos chamativos acompanhando discretamente ao final desta década o design dos “muscle cars” típicos do período. Porém foi durante a crise do petróleo na década de 70 que a marca iniciou uma fase de decadência: o aumento no preço da gasolina tornou os carros grandes como os CADILLAC economicamente inviáveis, obrigando a marca a reduzir seu tamanho tirando-lhes o seu principal apelo chamativo e tornando-os pouco distinguíveis dos demais.

O final da era do “Glamour” Hollywoodiano, expondo os hábitos decadentes da classe artística como o alcoolismo e o consumo de drogas, associado a imagem bastante explorada nos filmes dos chefes das quadrilhas do Harlem em exuberantes modelos CADILLAC de segunda mão que agora eram oferecidos a preço irrisório, acabou trazendo a marca uma certo ar de decadência e vulgaridade. Dos anos 80 em diante os modelos da marca praticamente caíram no ostracismo, com a preferência dos mais abastados recaindo sobre as marcas européias de maior prestígio, em cujos carros conseguiram conciliar luxo, qualidade e desempenho com economia de forma mais eficiente que a CADILLAC.

Mesmo assim, nesta década, em 1984, a CADILLAC apresentou o Gold Key Delivery Sistem (sistema de entrega “chave de ouro”), um programa de procedimentos de entrega de unidades 0 km em todas as concessionárias. Esta atenção ao cliente e a seu automóvel (dupla inspeção pré-entrega, descrição de todos os equipamentos durante o uso inicial, um jogo de duas chaves de ouro, entre outros cuidados) permitiu a CADILLAC subir ao primeiro lugar na pesquisa anual de satisfação do cliente. A partir de meados da década de 90 a CADILLAC recupera seu status de luxo lançando modelos que utilizavam tecnologia avançada e linhas modernas e atraentes. O CADILLAC modelo DTS, lançado em 2006, foi o 19º introduzido no portifólio da marca desde 2001 e faz arte da estratégia da montadora em buscar consumidores mais jovens, junto com os modelos CTS, SRX, XLR e STS.
A linha do tempo
1949
● Lançamento do CADILLAC DE VILLE, um sedan de porte grande típico americano com dimensões superiores a cinco metros de comprimento, quase dois metros de largura e com peso médio de quase duas toneladas. O nome DeVille foi usado em vários modelos de luxo da CADILLAC. Em 1996 a montadora parou de produzir o modelo semelhante ao DeVille, o Fleetwood transformando-o assim no principal modelo da linhagem. O nome DeVille foi substituído por DTS (DeVille Touring Sedan) para o novo modelo do ano 2006.
1953
● Lançamento do CADILLAC ELDORADO, vendido por US$ 7.750 (em valores atualizados equivaleria a US$ 55.000), sendo o carro mais caro a vendo nos Estados Unidos na época. Com sua produção restrita, e seu preço, teve apenas 532 unidades fabricadas, uma das quais usada pelo presidente Dwight Eisenhower no dia de sua posse. Nas décadas seguintes modelos adotaram o nome ELDORADO e passaram a ser produzidos regularmente.
1976
● Lançamento do CADILLAC SEVILLE, um sedan luxuoso que se tornou um verdadeiro sucesso. O modelo foi re-introduzido em 1975 e fabricado até 2004. Era o menor automóvel produzido pela montadora.
1997
● Lançamento do CADILLAC CATERA, sedan de porte médio inspirado no Omega alemão. O modelo foi um verdadeiro fracasso.
1999
● Lançamento do CADILLAC ESCALADE, um utilitário esportivo de porte grande, estando disponíveis em dois modelos, o XLR e o SRX. É um dos modelos de maior sucesso da marca nos Estados Unidos. A linha conta ainda com o modelo ESV (maior e mais luxuoso) e a EXT (versão cabine dupla).
● Uma limusine do modelo DE VILLE com alta tecnologia é introduzida e estreada pelo presidente norte-americano George Bush.
2004
● Lançamento CADILLAC CTS, um sedan de luxo de médio-grande porte esportivo. O novo modelo vinha equipado com motor V6 3.2 de 220 cavalos.
● Lançamento CADILLAC SRX, um utilitário esportivo de porte médio-grande disponível em duas versões: motor 3.6-V6 (260 cv) e motor 4.6-V8 (315 cv).
● Lançamento CADILLAC XLR, um roadster conversível de dois lugares com linhas modernas e agressivas, equipado com motor V8 de 4,6 litros e 315 cv. O requinte e o luxo continuam sendo marcas registradas da CADILLAC com o uso de madeira nobre e detalhes cromados no interior do conversível.
2005
● Lançamento CADILLAC STS, um sedan grande de luxo sucessor do CADILLAC SEVILLE. O novo sedan marcou o início da disputa da CADILLAC com os fabricantes alemães de prestígio. Para isso o carro trazia itens sofisticados, como projeção das principais informações da instrumentação no pára-brisa, sistema de som com 15 alto-falantes e alguns itens acionados por comando de voz.
2006
● Lançamento CADILLAC DTS (DeVille Touring Sedan), um sedan de grande porte luxuoso sucessor do modelo De Ville. O moderno e arrojado modelo se tornou o automóvel mais vendido dos Estados Unidos em sua categoria.
● Lançamento CADILLAC BLS, um sedan luxuoso de porte médio desenvolvido especialmente para o mercado europeu. O modelo é produzido em Trollhättan, Suécia.
2008
● Lançamento da versão híbrida do modelo ESCALADE. Apesar de manter o propulsor 6.0l V8 de 332cv, amparado por uma série de baterias, o utilitário está cerca de 50% mais econômico, segundo dados da montadora.
As inovações
Durante toda sua história, a CADILLAC introduziu muitas inovações técnicas que ajudaram a manter sua liderança e aperfeiçoar a indústria automobilística.
1903
● Apresenta um motor monocilíndrico de 10HP considerado por muitos como o mais confiável e fácil de operar de sua época. Atingia 50 km/h.
1905
● Torna-se pioneira nos automóveis multi-cilindros ao apresentar o motor de 4 cilindros.
1908
● É a primeira montadora norte-americana a receber o Dewar Trhophy do Royal Automobile Clube of London, por ser a primeira a fabricar automóvel com peças intercambiáveis.
1910
● Primeira a oferecer carrocerias fechadas.
1912
● Primeira a utilizar sistema elétrico de lâmpadas e motor de arranque (conhecido como sistema Delco). O sistema Delco foi a base de todos os sistemas de partida elétricos para automóveis usados até hoje, e na época solucionou o principal problema para que as mulheres dirigissem, o complicado sistema das manivelas de partida, aumentando dessa forma as perspectivas de mercado para os automóveis.
1915
● Primeira a oferecer um automóvel de linha com motor V-8. O V-8 não foi criação da CADILLAC, mas foi o primeiro que, graças a seu desenho e cuidados na montagem, alcançou a confiabilidade necessária para ser utilizado no automóvel.
1928
● Primeira a instalar vidros de segurança como equipamento de série e a introduzir caixa de mudanças que eliminava a necessidade de dupla embreagem.
1930
● Primeira a construir um motor a 45º em V, de 16 cilindros. Mais tarde introduz o 45º em V, 12 cilindros, sendo o único fabricante a oferecer uma linha completa equipada com motores V-8, V-12, V-16.
1938
● O teto solar se tornou disponível para os modelos da marca.
1954
● Primeira a oferecer direção hidráulica e limpador de pára-brisa como equipamentos de série.
1964
● Primeira a desenvolver controle automático de calefação e ar-condicionado.
1965
● Primeira a utilizar volante regulável.
1970
● Oferece o maior do mundo utilizado em veículos de série: 8.200cm3 e 400HP, no modelo Eldorado. Oferece também um controlador eletrônico anti-bloqueio de freios como opcional.
1974
● Duplo Air Bags como equipamento de série em todos os DeVille, Fleetwood Brougham e Eldorado.
1975
● Primeira em injeção eletrônica com analisador (nos modelos Eldorado, Fleetwood e DeVille).
1978
● Primeira a oferecer computador de bordo no CADILLAC SEVILLE.
1980
● Introduz injeção eletrônica digital, com auto-diagnóstico e controles microprocessados, e catalisador.
1985
● Primeira a equipar um veículo de 6 passageiros com um V-8 transversal, tração dianteira (CADILLAC De Ville).

A limusine presidencial
Um dos primeiros presidentes dos Estados Unidos a usar CADILLAC foi Woodrow Wilson, que comandou nas ruas de Boston a parada de comemoração da vitória na I Guerra Mundial. Era um reluzente cadillac 1928. Em 1930, dois cadillac conversíveis, batizados de “Queen Mary” e “Quenn Elizabeth” foram entregues ao governo dos Estados Unidos. Os enormes carros foram batizados com os nomes dos transatlânticos não por acaso e, além de gigantescos, eram equipados com verdadeiro arsenal de munição, rádio para comunicação e grandes geradores. Estes dois “Queen” serviram aos presidentes Roosevelt, Truman e Eisenhower. Eisenhower, que gostava de dirigir, teve sua parada de posse a bordo de um CADILLAC Eldorado 1953. Este veículo tinha um protetor de sol junto ao pára-brisa, que logo se transformou em moda. Em 1956, os “Queen” foram desativados e deram lugar a outras duas enormes limusines, os “Queen Mary II” e “Queen Elizabeth II”, sempre bem armados, com equipamentos de comunicação e pneus especiais, a prova de bala. Estes veículos serviram aos presidentes Eisenhower, John Kennedy (que morreu em 1963 a bordo de um Lincoln) e Lindon Johnson. Os dois carros foram aposentados em 1968. Para o presidente Ronald Reagan foi destinado um CADILLAC Fleetwood Limousine 1983, enquanto um CADILLAC Fleetwood Brougham foi entregue para Bill Clinton em 1993. Como os anteriores, o Brougham presidencial foi desenhado, desenvolvido e produzido totalmente pela CADILLAC. Tudo com o máximo de proteção possível aos ocupantes, inclusive sem teto solar ou fechaduras externas.
Em 2005, pouco depois da reeleição do presidente Geoge W. Bush, uma limusine CADILLAC DTS, considerada como um “estado de arte” atravessou a capital dos Estados Unidos, Washington, durante a “Presidential Inaugural Parade” (o tradicional desfile de posse dos presidentes), antecipando um pouco das linhas do que seria o CADILLAC DTS 2006. O modelo de linha foi apresentado um mês depois, em fevereiro, no Salão de Chicago. Similar ao DTS, a limusine presidencial tinha desenho extremamente robusto, mas sem perder a identidade dos automóveis atuais da marca, em especial na dianteira e traseira. O DTS manteve o estilo da enorme grade com o emblema da marca, mas recebeu novos faróis de xenônio e leds nas lanternas traseiras. Isso tudo também estava no DTS presidencial. Já as laterais e teto mudaram muito, em função da blindagem e alto grau de segurança necessários. O presidente George W. Bush fez seu primeiro desfile com este CADILLAC no dia 20 de janeiro de 2006, cortando a Pennsylvania Avenue. O desfile do presidente eleito é uma tradição antiga, e já aconteceu, não só com carros CADILLAC, mas também com Lincoln e alguns Chrysler. Por causa da excelente exposição, é uma longa briga de bastidores oferecer a limusine para o presidente. A General Motors e a CADILLAC ficaram honradas em escrever mais este capítulo da história automobilística dos Estados Unidos com a criação do DTS Presidential Limousine.

Com desenho impressionante e construção exclusiva, a DTS limusine era toda feita a mão e pintada na cor “jet-black”, uma evolução do “preto-Cadillac”. Este modelo era consideravelmente mais largo, mais alto e mais longo que o DTS de produção, sendo equipado com o que há de mais moderno em termos de blindagem e comunicação. O interior tinha assentos para seis passageiros sentados com conforto e permite que todos estejam sempre visíveis pelos seguranças externos, por razões de segurança. O banco traseiro, destinado ao presidente, incorporava uma mesinha de trabalho. Era reclinável e adaptativo, com sensores, moldando-se automaticamente ao corpo do ocupante, garantindo assim o máximo de conforto. Além disso, tinha sistema de som de última geração, com capacidade para 10 cds. Couro azul e detalhes em madeira estavam por todos os lados e completavam o visual luxuoso do interior. O emblema presidencial estava bordado no encosto do banco do presidente e também em cada forro de porta. Os “selos” do presidente também apareceram na parte externa das portas traseiras. A bandeira norte-americana estava fixada no pára-lama dianteiro direito, e a do presidente do lado esquerdo; são usadas quando o presidente está à bordo da limusine. Pequenas lanternas de alta capacidade iluminavam estas bandeiras à noite. O modelo anterior a este foi um CADILLAC DeVille 2001, usado por Bush, e está atualmente em serviço hoje como veículo reserva.
Em 2009, a tradicional marca americana, que fornece os carros para os presidentes dos Estados Unidos, anunciou o Cadillac Presidencial do novo presidente Barack Obama. Esse carro é absurdamente blindado, agüentando até mísseis e armas químicas, embora não se divulgue maiores detalhes da blindagem. O veículo é empurrado por um monstruoso motor diesel 6.5 litros, pneus (obviamente) blindados, inúmeros sistemas de segurança e comunicação, armamento para defesa é até kits de primeiros socorros, contendo sangue do tipo sanguíneo do presidente, se necessário. Estipula-se que o carro seja construído em cima de uma plataforma de caminhão para suportar o incrível peso da blindagem.
Para visualizar o mapa interior do carro em detalhes (em inglês) clique na imagem abaixo. Ele mostra o sistema anti-incêndio no porta-malas, o sistema interno de computador com wi-fi e conexões via satélite, o chassi, equipamentos de defesa e os pneus blindados com Kevlar.
As bicicletas
A CADILLAC também fabrica uma linha de bicicletas que está entre as mais luxuosas do mundo. A linha é composta por seis diferentes modelos que custam entre US$ 500 e US$ 1.900.
O nome e o logotipo
Ironicamente, o automóvel que poderia definir o estilo norte-americano em desenho automobilístico, levaria um nome de origem francesa. O nome veio do oficial de exército francês ANTOINE DE LA MOTHE CADILLAC que fundara Detroit em 1701. Luis XVI outorgou honras e privilégio que serviram para ocultar seu passado escuro. Apesar disso, seu “escudo” de armas, centenário, era autêntico, por isso CADILLAC é a única marca norte-americana que pode se orgulhar de ter um escudo de armas verdadeiro. O nome foi escolhido por, William Murphy, um dos fundadores da empresa. Foi como uma premonição: a fábrica de automóveis que nascia para ser a mais famosa deveria levar o nome do herói mais temerário. Durante toda sua história a CADILLAC mudou bastante a imagem visual de seu logotipo, como pode ser visto na imagem abaixo (clique para aumentar).

Outro símbolo visual famoso da marca, a Goddess (uma deusa estilizada), surgiu em 1934, como símbolo de força desenhada por Harley Earl, estando presente nos capôs dos automóveis da empresa por mais de 20 anos.

Os slogans
The stuff of legend. (2008, Inglaterra)
More than a car, it’s a Cadillac. (2007, Inglaterra)
Life, liberty, and the pursuit. (2007)
Break through. (2004, Cadillac Escalade)
Heritage reborn. (2002)
It’s good to be the Cadillac. (1999)
For the time of your life. (1999, Cadillac De Ville)
Live without limits. (1997, Cadillac Eldorado)
Creating a higher standard. (1994, Cadillac De Ville)
World’s first personal car. (1967, Cadillac Eldorado)
It’s great… going Cadillac. (1966)
A new measure of automotive supremacy. (1959)
Universal symbol of excellence. (1959)
In a realm all its own. (1959)
It outsteps its own great traditions! (1958)
Finest expression of motordom’s highest ideal! (1957)
Those who want the finest want – the standard of the world! (1953)
More elequent than words! (1952)

Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 22 de agosto de 1902
● Fundador: Henry Leland, William Murphy e Lemuel W. Bowen
● Sede mundial: Detroit, Michigan
● Proprietário da marca: General Motors
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Frederick Henderson
● Presidente: Jim Taylor
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Vendas globais: 187.038 unidades (2008)
● Presença global: + 50 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 284.000 (GM)
● Segmento: Automotivo
● Principais produtos: Automóveis de luxo
● Ícones: As limusines
● Slogan: Life. Liberty. And The Pursuit.
● Website: www.cadillac.com
A marca no mundo
Os veículos com a marca CADILLAC, são vendidos em mais de 50 países ao redor do mundo, com prioridade nos mercados americano e canadense. Em 2008, a tradicional marca americana vendeu 187.038 veículos no mundo, um resultado 22.4% menor que no ano anterior.

Você sabia?
● O CADILLAC 1959 é o automóvel que mais representa a América em seu auge, considerado o “mais extravagante” (em design) de todos os automóveis americanos já fabricados. O cantor Elvis Presley era apaixonado pelo carro. Tanto que teve cerca de 40. O Fleetwood 55 rosa e branco foi o mais famoso.

 

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